Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO TACITO AZEVEDO DE SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: HUGO TACITO AZEVEDO DE SENA

DATA: 06/08/2010

LOCAL: Sala 02 do DCA

TopTV - Uma Arquitetura para Avaliação de Programas de TV Baseada em Redes Sociais Virtuais com Suporte a Multidispositivos no cenário do Sistema Brasileiro de Televisão Digital

TV Digital, Redes Sociais, Guias de Programação Eletrônicos, Classificação de Programas de TV

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

Neste trabalho, é apresentada a arquitetura TopTV, um conceito novo que inclui um conjunto de regras e uma arquitetura de software que une vários telespectadores de um programa de TV, no contexto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Nessa arquitetura será possível indicar a qualidade de um programa de televisão em tempo real através da interação entre os telespectadores utilizando uma rede social, podendo ser acessada através de vários dispositivos distintos. Associado a um guia eletrônico de programação personalizado, isto permite que um telespectador possa realizar filtragens de conteúdo sobre um determinado assunto a partir das indicações feitas por outros telespectadores através da interatividade na própria TV Digital, através da Web, ou através de um dispositivo móvel. Será permitido também que o telespectador possa criar sua própria indicação para um determinado conteúdo no momento em que ele é exibido deixando sua opinião pessoal, ou ainda analisar a importância de um determinado programa em tempo real, baseado nessas indicações. Isto permite que qualquer usuário possa realizar filtros no conteúdo, além de gerar e trocar informações com os outros usuários de modo flexível e transparente, utilizando vários dispositivos diferentes. Como resultado é construída um base de dados dinâmica e que contém a classificação de vários programas de TV em tempo real a partir dessa arquitetura, além de uma aplicação que permite classificar os programas de uma emissora.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - 1675779 - LUIZ EDUARDO CUNHA LEITE
Interno - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Interno - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS