Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURENA KARIN DE MEDEIROS ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LOURENA KARIN DE MEDEIROS ROCHA

DATA: 05/08/2010

HORA: 10:00

LOCAL: Sala 02 DCA

TÍTULO:

Técnicas para Reconstrução, Representação e Renderização de Vídeo Tridimensional em Tempo Real


PALAVRAS-CHAVES:

Vídeo 3D, Reconstrução 3D, Structure from Motion, Space-Time Stereo, Modelagem baseada em pontos


PÁGINAS: 55

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

RESUMO:

Vídeos digitais tridimensionais, ou apenas Vídeos 3D, são uma evolução natural dos vídeos digitais usuais (vídeos 2D). Além da informação de cor e som, os vídeos 3D contem ou simulam informação de profundidade. Neste trabalho estamos interessados nos vídeos 3D baseados em modelos, ou seja, aqueles que geram um modelo tridimensional da cena visualizada. Eles permitem que o comportamento dos objetos possa ser observado de qualquer ponto de vista.

De maneira sucinta, as etapas do processo de geração de um vídeo 3D podem ser divididas em: Aquisição, Reconstrução, Representação e Renderização. Este trabalho apresenta um estudo sobre as técnicas envolvidas nessas etapas.  Vários métodos de reconstrução e representação tem sido propostos na literatura. No entanto, eles funcionam apenas no contexto para o qual foram concebidos. Neste doutorado, nosso principal objetivo é obter novas técnicas que permitam coerência entre a reconstrução e  representação de vídeos 3D, de modo que possamos trabalhar com as duas acopladas. Um dos desafios será propor uma estrutura de dados robusta e flexível o suficiente para ser utilizada em várias aplicações de vídeos 3D, como por exemplo, TV digital.

Como aplicação, desenvolveremos um sistema de reconstrução tridimensional de ambientes, em tempo-real, utilizando plataforma robótica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2177445 - BRUNO MOTTA DE CARVALHO
Presidente - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Interno - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
Notícia cadastrada em: 22/07/2010 22:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao