Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RAIMUNDO DANTAS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ RAIMUNDO DANTAS NETO
DATA : 26/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Comparações entre Métodos de Estimação de Potência aplicados à Microrredes CA em Cenários Adversos d
TÍTULO:

Comparações entre Métodos de Estimação de Potência aplicados à Microrredes CA em Cenários Adversos de Operação


PALAVRAS-CHAVES:

: Microrredes, Gerenciamento de Potência, Métodos de Estimação de potência, Teoria p-q, Transformada Discreta de Fourier, Transformada Wavelet Packet Discreta Redundante.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Os impactos sociais e ambientais consequentes da queima de combustíveis fósseis, têm incentivado diversos países a implantar práticas mais sustentáveis. Aliado a isso, a demanda por energia elétrica continua crescendo em todo o mundo. Nesse contexto, os sistemas de geração distribuída (SGDs) baseados em fontes de energias renováveis (FERs), têm sido cada vez mais integrados ao Sistema Elétrico de Potência (SEP). Com isso, a estrutura tradicional do SEP tem se reorganizado empregando o conceito de microrredes. Nesse modelo de rede, Sistemas de Armazenamento de Energia (SAEs), cargas e SGDs se comportam como um único ente controlável, podendo operar conectados ou isolados da rede principal. Dessa forma, os sistemas de controle das microrredes devem ser capazes de lidar com gerenciamento de potência, estabilidade de tensão e frequência, qualidade de energia e sincronização. Para implementar a regulação do fluxo de potência ativa e reativa dos SGDs e SAEs das microrredes, é preciso realizar a estimação dessas potências e aplicá-las nas respectivas malhas de controle. A abordagem tradicionalmente utilizada nessa estimação baseia-se nos conceitos da teoria p-q, que é amplamente aceita na literatura. Entretanto, esse método apresenta imprecisões na presença de distorções e desbalanceamentos. Portanto, neste trabalho é realizada uma análise de métodos de estimação de potência aplicados a microrredes CA, operando em condições de desbalanceamento, distorções, variações de frequência e componentes contínuas. Além da teoria p-q, abordagens no domínio da frequência baseadas na transformada discreta de Fourier (TDF) e transformada wavelet packet discreta redundante (TWPDR) são implementadas e comparadas. A partir da análise, pretendese mapear as desvantagens de cada método e em quais cenários eles falham. Além disso, possíveis modificações são testadas para reduzir esses problemas. Resultados experimentais preliminares apresentam comparações dos métodos estudados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1196444 - RICARDO LUCIO DE ARAUJO RIBEIRO
Interno - 1807863 - FLAVIO BEZERRA COSTA
Interno - 1543191 - LUIZ FELIPE DE QUEIROZ SILVEIRA
Externo à Instituição - KLEBER MELO E SILVA - UnB
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 18:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao