Banca de QUALIFICAÇÃO: MAELSO BRUNO PACHECO NUNES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAELSO BRUNO PACHECO NUNES PEREIRA
DATA : 02/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/bwj-ihxy-rnm
TÍTULO:

Balanceamento de carga automático intra-nó entre CPUs e GPUs para aplicações sísmicas com decomposição de domínio


PALAVRAS-CHAVES:

Balanceamento de carga; Propagação de onda; Modelagem sísmica; Processamento colaborativo; Execução colaborativa; Arquiteturas heterogêneas.


PÁGINAS: 12
RESUMO:

O processo de modelagem sísmica, aplicado à técnicas de imageamento de subsuperfícies, requer soluções computacionais de alto desempenho para extrair informações com uma maior acurácia sobre as propriedades das formações geológicas do subsolo. Nos últimos anos, a integração entre CPU e GPU tem se tornado muito atraente graças à excelente combinação de poder computacional e eficiência energética. Porém, abordagens tradicionais que delegam a carga de trabalho massivamente paralela às GPUs podem tornar as CPUs ociosas, o que leva a um desperdício do potencial de desempenho geral do sistema. Com o intuito de tornar eficiente o uso de todas as unidades de processamento disponíveis, este trabalho tem por objetivo investigar e desenvolver métodos de balanceamento de carga em sistemas heterogêneos compostos por múltiplas CPUs e GPUs. Como experimento, foi implementado um código de modelagem da onda acústica que foi executado em duas arquiteturas computacionais distintas. Os resultados mostram que realizar um processamento colaborativo entre CPU e GPU pode ser mais eficiente do que executar apenas em CPU ou apenas em GPU. Além disso, dependendo da configuração dos recursos computacionais e da carga de trabalho, diferentes proporções de particionamento da carga de trabalho devem ser distribuídas para otimizar o uso desses recursos e reduzir o tempo de execução do algoritmo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673543 - SAMUEL XAVIER DE SOUZA
Externo à Instituição - Oscar Fabian Mojica Ladino
Externo à Instituição - ITALO AUGUSTO SOUZA DE ASSIS
Notícia cadastrada em: 17/09/2020 15:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao