Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA AKEMI YANAGUIBASHI ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIKA AKEMI YANAGUIBASHI ALBUQUERQUE
DATA : 18/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório Natalnet
TÍTULO:

ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE PREVENÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Robótica Educacional, Transtorno Mental, Prevenção, Saúde Mental


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Propomos neste trabalho, realizar um estudo a fim de verificar se a Robótica Educacional em sala de aula pode ser usada para melhorar funções cognitivas e em prevenção à ocorrência de problemas sociais, que inibem o desenvolvimento sócio-cultural de muitos jovens atualmente. Convém ressaltar que já existem estudos verificando a eficácia da Robótica Educacional em crianças e adolescentes com diagnósticos do espectro do autismo, deficiência visual, mas não achamos na literatura um estudo parecido com o proposto neste trabalho, apenas é sabido que a Robótica Educacional melhora as funções cognitivas da criança e também a autoestima deles e dos professores. Durante esse trabalho, pretendemos verificar se crianças e adolescentes que têm aulas de robótica educacional são menos susceptíveis a problemas maiores de depressão, estresse, entre outros tipos de transtornos mentais. Para analisar essas viariáveis será necessário elaborar questionários para professores e alunos e aplica-los. Os questionários serão aplicados na etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica que ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Com esses dados conseguiremos fazer a análise e verificação sobre a ferramenta da robótica educacional.

Propomos neste trabalho, realizar um estudo a fim de verificar se a Robótica Educacionalem sala de aula pode ser usada para melhorar funções cognitivas e em prevenção àocorrência de problemas sociais, que inibem o desenvolvimento sócio-cultural de muitosjovens atualmente.Convém ressaltar que já existem estudos verificando a eficácia da Robótica Educacionalem crianças e adolescentes com diagnósticos do espectro do autismo, deficiênciavisual, mas não achamos na literatura um estudo parecido com o proposto neste trabalho,apenas é sabido que a Robótica Educacional melhora as funções cognitivas da criança etambém a autoestima deles e dos professores.Durante esse trabalho, pretendemos verificar se crianças e adolescentes que têm aulasde robótica educacional são menos susceptíveis a problemas maiores de depressão,estresse, entre outros tipos de transtornos mentais.Para analisar essas viariáveis será necessário elaborar questionários para professorese alunos e aplica-los. Os questionários serão aplicados na etapa prática da OlimpíadaBrasileira de Robótica que ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Comesses dados conseguiremos fazer a análise e verificação sobre a ferramenta da robóticaeducacional


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Externa ao Programa - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Externa à Instituição - SARAH THOMAZ DE LIMA SA - IFRN
Notícia cadastrada em: 16/12/2019 15:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao