Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURÍCIO RABELLO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURÍCIO RABELLO SILVA
DATA : 16/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do nPITI
TÍTULO:

Desenvolvimento de um Protocolo de Transporte de Dados para uma Rede de Comunicação entre  Veículos Aéreos não Tripulados


PALAVRAS-CHAVES:

Rede Ad hoc, Rede de sensores sem fio, Veículos aéreos não tripulados, Rede de Comunicação, Protocolo de Transporte, Zigbee

Abstract:


PÁGINAS: 49
RESUMO:

Pesquisas relacionadas com sistemas utilizando diversos veículos aéreos não tripulados (multi VANTs) vêm crescendo nos últimos anos. Entre os desafios enfrentados, uma rede de comunicação de dados robusta é crucial para cooperação e colaboração entre VANTs.

No projeto da rede devem ser levado em conta fatores como o propósito da missão da esquadrilha, planejamento de caminho e trajetória, coleta de dados dos sensores e suprimento energético. Desta forma, o presente trabalho apresenta a especificação de um protocolo de transporte de dados para uma rede de comunicação em uma esquadrilha de Veículos Aéreos Não Tripulados a serem utilizados na varredura da área de impacto de foguetes para o projeto SPACEVANT 2.

Assim, realiza-se um estudo sobre as principais características das redes de comunicação para sistemas multi VANT e as especificidades da aplicação abordada neste projeto. São propostas estratégias para a varredura da área de impacto de foguetes. São analisadas as características das redes para sistemas multi VANTs mais adequadas a estas estratégias, de forma a fazer uma análise comparativa entre as mesmas e definir um protocolo apropriado para a aplicação.

Dentro deste contexto, é utilizado uma arquitetura de rede, com base em módulos Xbee Pro 900HP S3B, integrados em uma plataforma de hardware controlada por computador embarcado modelo Raspberry  Pi. É idealizado e implementado um plano de testes com os dispositivos Xbee para avaliar o desempenho destes do protocolo na arquitetura de rede proposta em termos de robustez, confiabilidade.

Para aferição do desempenho o protocolo será implementado, visando medir a largura de banda throughput, perda de pacotes e outros indicadores de desempenho nos links de comunicação entre os diferentes nós da rede.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1242315 - PABLO JAVIER ALSINA
Externo ao Programa - 1279464 - AGOSTINHO DE MEDEIROS BRITO JUNIOR
Externo à Instituição - DENNIS BARRIOS ARANIBAR - UCSP
Externo à Instituição - FELIPE DENIS MENDONCA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 09/12/2019 22:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao