Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA CRYSTINE CARVALHO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREZA CRYSTINE CARVALHO DE OLIVEIRA
DATA : 02/12/2019
HORA: 15:00
LOCAL: DCA - Sala 2
TÍTULO:

Cálculo de Conjuntos Invariantes Controlados com Complexidade Limitada Usando Otimização Bilinear


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas lineares, conjuntos invariantes, controle sob restrições, otimização bilinear.


PÁGINAS: 27
RESUMO:
Este trabalho propôe um método para o cálculo de conjuntos invariantes controlados com complexidade limitada usando otimização bilinear para sistemas dinâmicos lineares em tempo discreto sujeitos a restrições em suas variáveis de estado e de entrada.
 
Em sistemas de controle, restrições em variáveis de interesse estão associadas a limites tecnológicos ou de segurança. Em geral, estas restrições correspondem a limites inferiores e/ou superiores de tais variáveis, resultando em poliedros convexos definidos no espaço de estado. Um conjunto é invariante controlado se existir uma ação de controle que mantenha a trajetória do estado dentro dele. Em particular, é possível calcular uma lei de controle não linear do tipo afim por partes que imponha o respeito às restrições.
 
Dessa forma, o cálculo de um conjunto invariante controlado é um passo importante na solução de vários problemas de controle sob restrições. Os métodos tradicionais de cálculo de tais conjuntos são iterativos e resultam, geralmente, em poliedros muito complexos (com muitos vértices). Já o método proposto permite o cálculo de poliedros invariantes com complexidade fixada a priori, usando programação bilinear.
 
Na primeira parte deste trabalho, será apresentada a fundamentação teórica necessária para o entendimento do método proposto. Em seguida será feita uma breve descrição de métodos semelhantes. Por fim, resultados preliminares da abordagem proposta serão apresentados por meio de experimentos numéricos. Espera-se, ao final, obter um método eficiente do ponto de vista numérico, aplicável a sistemas de dimensões maiores do que aquelas tratadas pelos métodos disponíveis na literatura.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Externo ao Programa - 2453033 - ANDERSON LUIZ DE OLIVEIRA CAVALCANTI
Externa à Instituição - AMANDA DANIELLE OLIVEIRA DA SILVA DANTAS
Notícia cadastrada em: 21/11/2019 16:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao