Banca de QUALIFICAÇÃO: AGUINALDO BEZERRA BATISTA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AGUINALDO BEZERRA BATISTA JUNIOR
DATA : 26/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: CIVT/IMD B321
TÍTULO:

Uma Metodologia para Extração de Valor de Dados de Alarmes e Eventos Industriais



PALAVRAS-CHAVES:

Alarmes e Eventos, Ciência de Dados, Big Data Industrial, Análise Exploratória de Dados, Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Os registros de alarmes e eventos são uma fonte volumosa, embora latente, de informações, comumente subvalorizada na indústria. No entanto, o atual cenário de massiva troca de dados, alta eficiência e forte competitividade na manufatura, impulsionado principalmente pelo o advento do paradigmas da Indústria 4.0, não acomoda tal negligência e exige abordagens mais incisivas de análise de dados industriais. Os avanços em Ciências de Dados e Big Data (ou, mais precisamente, Big Data Industrial) vem fomentando o uso de novas abordagens na análise de dados, que podem ser grandes aliadas na extração de informações até então ocultas a partir de dados operacionais da planta. Em consonância com isso, este trabalho de qualificação de doutorado propõe o estabelecimento de um pipeline de análise de dados especialmente projetado para alarmes e eventos industriais, estruturado por um processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (do inglês, Knowledge Discovery in Databases - KDD) e pavimentado pelas atuais práticas e métodos em Ciência de Dados. O projeto de uma infra-estrutura industrial de Big Data subjacente capaz de atender às grandes necessidades computacionais da abordagem proposta também está no escopo deste trabalho. Os resultados parciais da proposta são apresentados em termos de uma investigação inicial baseada em Análise Exploratória de Dados (AED) sobre os dados-alvo e a implementação de um protótipo de plataforma de Big Data Industrial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2885532 - IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1775264 - GUSTAVO BEZERRA PAZ LEITAO
Externo à Instituição - CLAUBER GOMES BEZERRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 28/05/2019 16:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao