Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO RICARDO TAVARES GADELHA

DISCENTE : JOÃO RICARDO TAVARES GADELHA
DATA : 06/07/2018
LOCAL: Auditório do LAUT

Controle Preditivo Híbrido Aplicado a um Sistema de Elevação Artificial Pluger Lift

Sistemas híbridos, Controle Preditivo, Mixed Logical Dynamical, Otimização de Plunger Lift

Sistemas híbridos apresentam comportamento caracterizado por associações de elementos de dinâmica contínua e de eventos lógicos discretos. Tradicionalmente, as técnicas de projeto de controladores suprimem a natureza híbrida deste tipo de sistema, encarando-os como puramente contínuos ou puramente discretos. No entanto, a medida que a complexidade dos sistemas evolui com o tempo maior se torna a importância da representação da interação das dinâmicas contínuas e discretas. Este trabalho propõe a implementação de uma técnica de Controle Preditivo (MPC - Model Predictive Control) baseado na formulação  MLD (Mixed Logical Dynamical) para o controle de sistemas híbridos. Esta formulação representa sistemas dinâmicos híbridos sob a forma de restrições lineares de variáveis binárias interagindo com o comportamento contínuo de equações diferenciais. Técnicas clássicas de controle não incorporam em suas formulações estas variáveis e restrições. O controlador desenvolvido será aplicado em um ambiente de simulação do método de elevação artificial Plunger Lift. Espera-se que a aplicação da técnica de controle leve o sistema a operar em um regime de produção otimizado.  Na primeira fase do trabalho, a eficiência do controlador será validada em um modelo linear proveniente da linearização do sistema original de elevação. Os resultados obtidos serão comparados às técnicas de controle comumente utilizadas na indústria petrolífera.

Presidente - 350693 - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Interno - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA