Banca de QUALIFICAÇÃO: RHENUS VICTOR LUNA DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RHENUS VICTOR LUNA DA SILVEIRA
DATA : 06/07/2018
HORA: 10:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

Melhoria de Largura de Banda de Antena de Microfita Usando Defeitos de Plano de Terra


PALAVRAS-CHAVES:

DGS, Defected Ground Strutures, Antena de microfita, Melhoria de Largura de Banda


PÁGINAS: 27
RESUMO:

O objetivo desse trabalho é apresentar um estudo sobre DGS - Defected Ground Strutures. A DGS nada mais é que um defeito, ou corte, no plano de terra de uma antena ou linha de microfita que, dependendo das dimensões e da posição da mesma no referido plano de terra, traz características de multi-banda ou até características de filtro, às referidas antenas. As antenas de microfita são uma das maiores inovações no que diz respeito a teoria e ao desenvolvimento de antenas nos últimos anos. Aplicações de antenas de microfita, são encontradas, em larga escala, nos sistemas modernos de micro-ondas utilizados na atualidade.

A evolução dos sistemas de micro-ondas e seus circuitos integrados juntamente com a necessidade do mercado em desenvolver e utilizar antenas de baixo custo de fabricação, deu origem ao surgimento das antenas de microfita que são utilizadas em aeronaves de alta performance, espaçonaves, satélites e mísseis, onde tamanho, peso, fácil instalação e perfil aerodinâmico são requeridos.

Só nos últimos anos, vários novos conceitos têm sido aplicados a circuitos de micro-onda distribuídos. A DGS, então, se destaca com a implementação de novas características para as antenas de microfita onde o plano de terra metálico de um circuito de micro fita é intencionalmente modificado para melhorar o desempenho do dispositivo.

Nesse contexto, o trabalho se estrutura no estudo da DGS utilizando a modelagem computacional para analisar e verificar melhorias e novas possibilidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Externo ao Programa - 1804383 - CRISTHIANNE DE FATIMA LINHARES DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1840342 - MARCIO EDUARDO DA COSTA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 21/06/2018 16:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao