Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCISIO DA SILVA BARRETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TARCISIO DA SILVA BARRETO
DATA : 16/12/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia
TÍTULO:

Miniaturização de Antenas de Microfita Utilizando Técnicas de Truncamento de Plano de Terra e Uniplanar Compact – Photonic Band Gap (UC-PBG)


PALAVRAS-CHAVES:

Microondas, Antenas de Microfita, Miniaturização, Plano de Terra Truncado, Uniplanar Compact - Photonic Band Gap, UC-PBG.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

As crescentes pesquisas por tecnologia de comunicação sem fio na sociedade moderna exigem a construção de circuitos integrados de microondas cada vez menores e mais sofisticados. Neste sentido, as antenas de microfita se destacam devido seus tamanhos reduzidos e por serem utilizadas em diversas aplicações. Embora as antenas de microfitas tenham algumas vantagens, tais como baixo custo e de leve peso, o seu tamanho físico são bastante grandes nas baixas frequências de microondas havendo a necessidade da redução de suas dimensões. Buscando adequar as antenas planares de microfita aos pequenos espaços disponíveis, técnicas de miniaturização têm sido estudadas. Para obter uma satisfatória miniaturização de antena é necessário reduzir suas dimensões sem comprometer suas características de irradiação. Em conformidade, pesquisas recentes mostram a utilização de várias técnicas de miniaturização de antenas na área de telecomunicações para análise de novas aplicações, como também na otimização das aplicações existentes, buscando a redução de dimensões e melhores parâmetros na recepção e/ou transmissão de sinais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo obter menores dispositivos mantendo as propriedades de radiação de antenas de microfita com uso de duas técnicas de miniaturização, o truncamento do plano de terra e a Uniplanar Compact – Photonic Band Gap (UC-PBG), baseadas em modificações nas estruturas padrões das antenas. A validação dos resultados fornecidos pelas simulações e medições serão realizadas com base na construção de protótipos das antenas, visando uma boa concordância entre os valores simulados e medidos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALMIR SOUZA E SILVA NETO - IFPB
Externo à Instituição - OTÁVIO PAULINO LAVOR - UFERSA
Presidente - 1349234 - SANDRO GONCALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 02/12/2016 09:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao