Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIEL POGGI DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIEL POGGI DOS SANTOS
DATA : 30/06/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 4C1
TÍTULO:

Utilização de Algoritmos Bio-inspirados em Projetos de Absorvedores de Micro-ondas usando Superfícies Seletivas em Frequência.


PALAVRAS-CHAVES:

Absorvedor de Microondas, Superfícies seletiva em frequência, técnicas de análise, Inteligência Computacional.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Uma das grandes áreas de estudo das telecomunicações que tem despertado grande interesse por parte dos pesquisadores aborda os absorvedores de ondas eletromagnéticas.Os estudos são fundamentados em configurações/ambientes que permitam o controle da absorção de ondas eletromagnéticas. Em paralelo a esse crescimento, os estudos crescentes em Superfícies Seletivas em Frequência (FSS) permitem que suas propriedades de filtragem sejam aplicáveis em diversos sistemas como em antenas refletoras, em radomes passa-faixa e em absorvedores.

O tema do trabalho originou-se do modelamento de geometrias de FSS utilizando o Método de Circuito Equivalente para análise da FSS juntamente com a Técnica da Matriz de Espalhamento para obter a característica de absorção. No projeto de absorvedor usando FSS, será investigadoa minimizaçãodo coeficiente de reflexãode umaonda planaincidente emumaestrutura de camadas múltiplasparaumdesejadovariedade deângulos efreqüências.Ocoeficiente de reflexãodepende da espessura, bem como das propriedades elétricas decada camada.O desenvolvimento desse trabalho possibilita uma vasta aplicabilidade nos setores das telecomunicações.

Inteligência computacional é aplicado em diversos estudos. Algoritmos evolucionários comoAlgoritmos Genéticos (AGs) têm sidoaplicado em várias ocasiõesem projetos de absorvedores.A computação inspirada na biologia ou bio-inspirada é o maior ramo da computação natural, que usa computadores para modelar a natureza e, ao mesmo tempo, aperfeiçoa o uso dos computadores. A computação bio-inspirada é o campo de pesquisa que emprega metáforas e modelos de sistemas biológicos no projeto de ferramentas computacionais para a solução de problemas complexos.

O objetivo desse trabalho é estudar a utilização de inteligência computacional em projeto de absorvedores de FSS que pode ser usado em muitas aplicaçõesdesde segurança de sistemas wireless,aplicações militares, antenas e telecomunicações. Inicialmente é feito um estudo acerca do método de análise do cascateamento das FSS. Será apresentadoas formulações, os resultados das pesquisas e os trabalhos futuros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Externo à Instituição - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE - UFERSA
Notícia cadastrada em: 29/06/2016 11:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao