Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO THIAGO VALÉRIO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO THIAGO VALÉRIO DE SOUZA
DATA : 30/06/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do NPITI
TÍTULO:

Implementação de um Sistema de Comunicação com Codificação Wavelet em GNU Radio


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema de Comunicação Móvel, Rádio Definido por Software, GNU Radio, Codificação Wavelet, Equalização e Sincronismo de Tempo.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Nos sistemas de comunicações móveis, os sinais se propagam por múltiplos percursos sobre canais variantes no tempo, ficando sujeitos a distorções provocadas pelo desvanecimento e desvios Doppler. Visando minimizar essas distorções, técnicas de codificação e de diversidade de transmissão podem ser empregadas, tais como a Codificação Wavelet. Essa técnica baseia-se na ortogonalidade das linhas da matriz wavelet e possui a capacidade de gerar ganhos de diversidade, aumentando a robustez do sistema ao desvanecimento variante no tempo, sem comprometer a eficiência espectral do sistema. Neste trabalho, pretende-se implementar um sistema de comunicação sem fio com codificação wavelet utilizando-se o ambiente GNU Radio Companion. Com isto, busca-se investigar a robustez dessa técnica de codificação em cenários práticos de comunicações sem fio a partir da utilização de plataformas USRP. Além disso, o desenvolvimento desse sistema em GNU Radio Companion permitirá uma análise da adequabilidade dessa técnica de codificação em sistemas de rádio definido por software. O sistema desenvolvido é validado através de uma análise de probabilidade de erro de bit (BER) versus Eb/No, sobre um modelo de canal com desvanecimento plano.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543191 - LUIZ FELIPE DE QUEIROZ SILVEIRA
Interno - 1412682 - VICENTE ANGELO DE SOUSA JUNIOR
Externo ao Programa - 1668928 - LUIZ GONZAGA DE QUEIROZ SILVEIRA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 27/06/2016 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao