Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ JAIME GUIMARÃES PEIXOTO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ JAIME GUIMARÃES PEIXOTO NETO
DATA: 15/12/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do PPgEEC
TÍTULO:

Projeto de absorvedores de microondas usando FSS com Geometrias Multifractais


PALAVRAS-CHAVES:

Absorvedor de Microondas, Superfície Seletiva em Frequência, Geometrias multifractais.


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Com o rápido crescimento dos sistemas de comunicações sem fio, estudos envolvendo absorvedores de ondas eletromagnéticas tem despertado grande atenção pelos pesquisadores. Suas aplicações vão desde sistemas indoor até aplicações militares. Em paralelo a esse crescimento, os estudos crescente emSuperfícies Seletivas em Frequência (FSS) permitem que suas propriedades de filtragem sejam aplicáveis em diversos sistemas como em antenas refletoras, em radomes passa-faixa e em absorvedores que será o foco desse trabalho.

Esse trabalho tem como objetivo projetar absorvedores de microondas usando FSS com geometrias multifractais. A metodologia consiste basicamente em duas etapas: na primeira fase, uma análise teórica e numérica das estruturas envolvidas no processo de absorção e na segunda fase, a construção das estruturas. Para a análise será utilizado um programa computacional comercial, que fornece características de transmissão da estrutura para uma onda plana com incidência normal e oblíqua.

Serão apresentados resultados iniciais, que demonstraram domínio no uso do software, bem como, entendimento dos efeitos analisados. Duas estruturas existentes na literatura foram escolhidas, para a modelagem de absorvedores de microondas usando FSS: o dipolo cruzado e a espira circular. A continuidade do trabalho será discutida na conclusão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Interno - 1422265 - JOSE PATROCINIO DA SILVA
Externo ao Programa - 1840342 - MARCIO EDUARDO DA COSTA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 01/12/2015 05:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao