Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO JADILSON DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JADILSON DOS SANTOS SILVA
DATA: 10/12/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do LAMP
TÍTULO:

Estimação da taxa de consumo de oxigênio em um reator de lodo ativado e controle PWM da concentração de oxigênio dissolvido.


PALAVRAS-CHAVES:

Lodo Ativado; Taxa de Consumo de Oxigênio; Oxigênio Dissolvido; Controle PWM; Estimação; Respirometria.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação
RESUMO:

A taxa de consumo de oxigênio (TCO) é uma variável chave nos processos de lodo ativado para o tratamento biológico de águas residuais. Ela tem sido utilizada para modelar e otimizar o processo; para monitorar a qualidade e a eficiência do tratamento; para indicar a presença de elementos tóxicos nas unidades de tratamento e acionar alarmes; entre outras aplicações. A TCO normalmente é medida utilizando-se respirômetros, dispositivos baseados em alguma técnica para a medição da taxa na qual o lodo ativado consome o oxigênio dissolvido (OD) disponível no líquido. Nesses sistemas, a concentração de OD deve ser controlada para garantir um nível adequado de oxigênio aos microorganismos e evitar o desperdício de energia nos aeradores. O objetivo deste trabalho é estudar as principais técnicas empregadas na medição da taxa de consumo de oxigênio em sistemas de lodo ativado e propor e implementar um método de estimação da TCO em tempo real. A estratégia de estimação adotada deve ser baseada em um modelo da dinâmica de oxigênio dissolvido e em medições da concentração de OD. Além disso, a concentração de OD deve ser controlada por meio de aeradores do tipo liga/desliga acionados por um sinal PWM. Simulações numéricas realizadas no software Matlab e experimentos conduzidos em um reator de lodo ativado em escala de bancada serão empregados para avaliar o método proposto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1284113 - SEBASTIAN YURI CAVALCANTI CATUNDA
Interno - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Interno - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Notícia cadastrada em: 27/11/2015 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao