Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DANIELLE OLIVEIRA DA SILVA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA DANIELLE OLIVEIRA DA SILVA DANTAS
DATA: 28/01/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do LAUT
TÍTULO:

Controle de Sistemas Sujeitos a Restrições com Aplicação de Análise de Agrupamentos de Dados


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas de Controle, Controle sob Restrições, Conjuntos Invariantes, Análise de Agrupamento de Dados, Otimização Multiparamétrica.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação
RESUMO:

Os projetos de controladores para sistemas lineares sujeitos a restrições podem ser realizados através da técnica de programação multiparamétrica, que subdivide um conjunto de restrições, em regiões viáveis e determina as leis de controle por realimentação de estados explícitas, do tipo PWA (PieceWise Affine). Existem diversas contribuições desta técnica na área de sistemas de controle sujeitos a restrições. No entanto, a solução explícita do problema multiparamétrico apresenta desvantagens, tais como, o elevado custo computacional e requisitos de memória. Dependendo da complexidade do sistema, o número de regiões viáveis pode aumentar exponencialmente, tornando insuficiente a capacidade de processamento dos computadores nos processos de controle online. Para aperfeiçoar os projetos de controle em sistemas mais complexos, objetiva-se, primeiramente, neste trabalho, determinar leis de controle por realimentação de estados PWA a partir da análise de agrupamentos de dados. Para isso, um algoritmo de partição K q-flat é implementado para subdividir o conjunto de restrições em um número menor de regiões viáveis, além de determinar leis de controle, capazes de manter a dinâmica do sistema de equações de estados contida completamente em um conjunto poliédrico invariante controlado. Em seguida, é realizada uma comparação entre os resultados obtidos pela solução multiparamétrica e a metodologia proposta objetivando avaliar a qualidade do algoritmo implementado. Os resultados apresentados mostram que é possível reduzir o número de regiões viáveis e determinar leis de controle que satisfaçam as restrições do sistema. Com esta metodologia o custo computacional no processo online pode ser minimizado, oferecendo agilidade para o controle de sistemas sujeitos a restrições. Além disso, pode conduzir à possibilidade de determinar leis de observação e leis de controle por realimentação de saída com cálculos mais simples que os apresentados atualmente na literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Interno - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo à Instituição - JOSÉ MÁRIO ARAÚJO - IFBA
Notícia cadastrada em: 09/12/2014 19:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao