Banca de DEFESA: JOSE MEDEIROS DE ARAUJO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE MEDEIROS DE ARAUJO JUNIOR
DATA: 24/03/2014
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do LAUT
TÍTULO:

Identificação Não Linear Usando uma Rede Fuzzy Wavelet Neural Network Modificada


PALAVRAS-CHAVES:

Identificação de Sistemas, Inferência, Redes Neurais Artificiais, Teoria Wavelet, Redes Wavelet Neural Network, Redes Fuzzy Wavelet Neural Network.


PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação
RESUMO:

Nas últimas décadas, as redes neurais têm se estabelecido como uma das principais ferramentas para a identificação de sistemas não lineares. Entre os diversos tipos de redes utilizadas em identificação, uma que se pode destacar é a rede neural wavelet (ou Wavelet Neural Network - WNN). Esta rede combina as características de multirresolução da teoria wavelet com a capacidade de aprendizado e generalização das redes neurais, fornecendo modelos mais exatos do que os obtidos pelas redes tradicionais. Uma evolução das redes WNN consiste em combinar a estrutura Neuro-Fuzzy ANFIS (Adaptive Neuro-Fuzzy Inference Systems) com estas redes, gerando-se a estrutura Fuzzy Wavelet Neural Network- FWNN.  Essa rede é muito similar às redes ANFIS, com a diferença de que os tradicionais polinômios presentes nos consequentes desta rede são substituídos por redes WNN. O presente trabalho realiza a identificação de sistemas dinâmicos não lineares a partir de uma rede FWNN modificada. Na estrutura proposta, somente funções wavelets são utilizadas nos consequentes. Desta forma, é possível obter uma simplificação da estrutura, diminuindo o número de parâmetros ajustáveis da rede. Para avaliar a performance da rede FWNN com essa modificação, é realizada uma análise de desempenho, verificando-se as vantagens, desvantagens e o custo-benefício quando comparada com outras estruturas FWNNs existentes na literatura. As avaliações são realizadas a partir da identificação de dois sistemas simulados tradicionalmente encontrados na literatura e um sistema real não linear, consistindo de um tanque de multisseções e não linear. Por fim, a rede foi utilizada para inferir valores de temperatura e umidade no interior de uma incubadora neonatal. A execução dessas análises baseia-se em vários critérios, tais como: erro médio quadrático, número de épocas de treinamento, número de parâmetros ajustáveis, variância do erro médio quadrático, entre outros. Os resultados encontrados demonstram a capacidade de generalização da estrutura modificada, apesar da simplificação realizada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo à Instituição - DANIELLE SIMONE DA SILVA CASILLO - UFERSA
Externo à Instituição - OTACILIO DA MOTA ALMEIDA - UFPI
Externo à Instituição - TAKASHI YONEYAMA - ITA
Notícia cadastrada em: 20/02/2014 08:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao