Banca de DEFESA: ALINE DANTAS DE ARAUJO DAMORE

DISCENTE: ALINE DANTAS DE ARAUJO DAMORE
DATA: 25/02/2013
LOCAL: Mini auditório

*LAYOUT*, CONFORTO E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM ESCRITÓRIOS: UMA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO NO EDIFÍCIO DA SEDE ADMINISTRATIVA DO INPE-CRN

*layout*. escritórios. ambientes de trabalho. conforto
   ambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Essa pesquisa teve como objetivo central identificar a relação entre o * layout* interno dos espaços de trabalho em escritórios e as estratégias de conforto ambiental. As estratégias pesquisadas foram voltadas ao conforto térmico, lumínico e visual – neste caso, o conforto visual foi relacionado às questões de integração visual interna e entre o interior e o exterior do edifício. Trata-se de um estudo de caso realizado na sede administrativa do Centro Regional Nordeste do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE-CRN), localizada em Natal/RN. O método utilizado na pesquisa foi a Avaliação Pós-Ocupação, que combinou o levantamento de dados sobre o edifício (*layout * dos espaços de trabalho, estratégias bioclimáticas adotadas nos projetos, uso dessas estratégias) com algumas técnicas voltadas para aquisição de informações qualitativas relacionadas aos usuários. O *layout* dos ambientes de trabalho é fundamental para a satisfação e produtividade dos trabalhadores. Questões como concentração, comunicação, privacidade, identidade pessoal, densidade e eficiência espacial, barreiras (de acesso, visuais e, até, de ventilação e iluminação), dentre outras, estão associadas ao *layout*. O conforto ambiental é um dos elementos indispensáveis para a manutenção da qualidade de vida dos usuários. Além disso, é um fator importante na percepção do usuário em relação ao espaço em que está inserido. Tanto as questões relacionadas ao *layout* quanto ao conforto ambiental devem ser levantadas e analisadas na fase de estabelecimento do programa de necessidades. Dessa forma, será possível obter respostas adequadas a estas questões nas fases de projeto subseqüentes. Verificou-se que mudanças no programa ocorridas ao longo do tempo, especialmente relativas às pessoas (quantidade e características), resultaram em mudanças no *layout*, gerando ambientes com densidade elevada e inflexíveis, o que dificulta a adequação do mobiliário às necessidades dos ocupantes, inclusive de conforto. No entanto, a presença das estratégias de conforto proporciona qualidade ambiental aos espaços, garantindo que, mesmo em situações não consideradas ideais, os usuários percebem o ambiente de forma positiva. Verificou-se que a relação entre * layout* e conforto ambiental se dá das seguintes formas: na alteração da percepção do conforto, dependendo dos arranjos no *layout*; nas adequações de *layout*, em decorrência de necessidades de conforto; e na elevação da satisfação dos usuários e da qualidade ambiental, devido à presença de estratégias de conforto, mesmo em situações de inadequação do *layout*.

Interno - 1454154 - ALDOMAR PEDRINI
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI