ACÚSTICA DE SALAS DE AULA: AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DO RUÍDO RESIDUAL NO DESEMPENHO COGNITIVO DO USUÁRIO COM USO DA REALIDADE VIRTUAL
realidade virtual, teste de percepção sonora, acústica subjetiva, percepção sonora do usuário, salas de aula no Brasil.
A sala de aula é um ambiente que, dentre outras características, deve ter uma acústica adequada para propiciar aos alunos um ambiente satisfatório para as funções do ensino-aprendizagem. Diversos estudos apontam que o processo de ensino-aprendizado pode ser prejudicado pela acústica insatisfatória da sala de aula, que deteriora o entendimento da fala do professor por parte do aluno, além de causar efeitos fisiológicos, como o stress e a fadiga. No Brasil, a atenção para o tratamento acústico de salas de aula pode ser considerada recente e ainda pouco abrangente, podendo a sua importância ser despercebida inclusive pelos alunos que nunca estudaram em sala de aula com acústica adequada. O objetivo geral desta tese é avaliar a percepção dos usuários em salas de aula com diferentes condições de qualidade acústica a partir da interferência de ruídos externos. Os objetivos específicos podem ser elencados como: 1 – Identificar padrões de salas de aulas no Brasil quanto às dimensões e materiais de revestimento a partir de estudos realizados com ênfase em acústica; 2 – Analisar o condicionamento acústico de uma sala de aula real através de medições e simulações para embasar auralizações em diferentes condições sonoras; 3 – Avaliar em ambiente de realidade virtual a influência de diferentes níveis de isolamento e condicionamento acústicos, através de auralizações, na atenção do estudante; 4 – Avaliar a interferência de diferentes tipos de ruídos comuns em ambientes educacionais, no nível de atenção do usuário, no ambiente virtual com melhor condição sonora; e 5 – Comparar os resultados obtidos através de testes cognitivos com a percepção subjetiva dos participantes. A presente tese, em desenvolvimento, teve um estudo piloto conduzido em ambiente de realidade virtual, com cinco diferentes condições acústicas, para avaliar a percepção dos usuários quanto a estas condições através de um teste de desempenho cognitivo. As condições acústicas foram uma combinação entre uma condição de isolamento acústico e uma condição de condicionamento acústico, além da condição “silêncio”. Duas condições de isolamento e condicionamento acústicos foram auralizadas, sendo uma satisfatória e uma insatisfatória para cada parâmetro. O mesmo estudo foi replicado com outro grupo de participantes. Os resultados desse estudo indicam que houve uma alta variabilidade na taxa de acertos entre participantes em todas as condições, sendo a condição com isolamento e condicionamento acústicos bons aquela com maior variabilidade. Todas as condições apresentaram uma média de acertos semelhantes entre si. Foram avaliados fatores de fadiga e de tempo de resposta ao experimento, que não demonstraram ter uma tendência de comportamento de acordo com a ordem de realização do teste. Um fator observado no estudo foi a importância de variar a gravação de áudio para que a repetição cíclica não condicione o participante a prever eventos sonoros, situação que não aconteceria em situação real. Prevê-se um novo teste utilizando gravação de conversas como ruído residual para avaliar se a alteração de fonte sonora produz efeitos distintos.