Banca de DEFESA: HANNA JÉSSICA CRISPIM DE ALMEIDA DAMASCENO BEZERRA

DISCENTE : HANNA JÉSSICA CRISPIM DE ALMEIDA DAMASCENO BEZERRA
DATA : 12/05/2022
LOCAL: Sala 310 do Complexo de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia - PGTEC

PROCESSOS CRIATIVOS E REFERÊNCIAS PROJETUAIS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE DA UFRN

Arquitetura; Processos de projeto; Processo criativo; Concepção; Referências projetuais; Mestrado Profissional.

Esta pesquisa aborda a relação entre os processos criativos e as referências utilizadas nos projetos desenvolvidos por arquitetos urbanistas no contexto da pós-graduação profissional, com estudo de caso no Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (MPAPMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo a literatura, em geral o processo de projeto não apresenta uma solução de problema única, e ocorre basicamente em três fases: análise, síntese e avaliação. Além disso, partindo-se do pressuposto de que as ideias não surgem do nada, considera-se que os estudos de referências têm importante papel na alimentação do processo criativo, assim como os conhecimentos anteriores, advindos da bagagem intelectual adquirida pelo projetista. A questão-problema central da pesquisa é: De que maneira as referências projetuais, atuais e pregressas, influenciam na concepção dos projetos desenvolvidos nos Trabalhos de Conclusão (TCs) do MPAPMA/UFRN? Busca-se, assim, compreender como se desenvolvem os processos criativos e de concepção expressos nos TCs dos alunos do MPAPMA/UFRN e como eles se relacionam com suas referências projetuais. Para isso, os procedimentos metodológicos foram divididos em três principais etapas. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura, a fim de aprofundar os principais conceitos, métodos e estratégias que norteiam a temática de processos criativos e referências utilizadas em projetos de arquitetura. Em seguida, foram feitos levantamento e análise documental dos projetos e relatórios técnicos concluídos no MPAPMA/UFRN das turmas egressas entre 2012 e 2019, sendo parte deles selecionada para análise mais detalhada pelos critérios de inclusão da pesquisa. Por fim, buscou-se categorizar, avaliar e validar o grau de rebatimento das referências projetuais nos trabalhos selecionados, com base em categorias de análise oriundas principalmente da Arquiteturologia de Philippe Boudon. Além disso, consideramos o ponto de vista dos mestres autores sobre o desenvolvimento de seus TCs, com base nas temáticas abordadas. Com os resultados obtidos, constatamos a importância dos estudos de novas referências projetuais para a concepção arquitetônica e sua influência direta na construção de uma nova bagagem projetual, sendo as escalas técnica, funcional e de representação as mais determinantes. Também observamos que as referências projetuais pregressas contribuem positivamente, na medida em que, através do MPAPMA/UFRN, essas referências puderam ser analisadas a partir de novas abordagens.

Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA