Banca de QUALIFICAÇÃO: NILBERTO GOMES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NILBERTO GOMES DE SOUSA
DATA : 05/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Natal
TÍTULO:

NOVA IORQUE HIPERATIVA. 
TRAÇADO, FORMAS EDIFICADAS, USOS DO SOLO E DOS EDIFÍCIOS EM MANHATTAN


PALAVRAS-CHAVES:

Congestão, densidade, morfologia urbana, hiperatividade urbana


PÁGINAS: 294
RESUMO:

O conceito de congestão, formulado por Rem Koolhaas, investigado por meio dos elementos urbanos a ele relacionados, tais como densidade, traçado urbano, forma edificada e usos do solo e das edificações, nos sugere um estado de hiperatividade urbana dos grandes centros urbanos sobre o qual formulamos os seguintes questionamentos. Na situação de congestão dos grandes centros urbanos do capitalismo avançado, quais as características morfológicas e funcionais que favorecem a hiperatividade urbana? Ou ainda, como em ambientes de congestão e com altas densidades, os atributos morfológicos (traçado urbano e forma edificada) e funcionais (usos, nós de atividades) dos grandes centros urbanos do capitalismo avançado se configuram de maneira a constituírem ambientes urbanos hiperativos? A busca das relações entre os elementos do tecido urbano e os ambientes urbanos hiperativos parte do pressuposto de que o ambiente de congestão é uma das condições para a constituição de ambientes urbanos hiperativos.

Na tentativa de comprovar nosso pressuposto, concentraremos nossa pesquisa empírica no Special Midtown District – MiD e no Business Improvement District – BID em Nova York e conduziremos uma pesquisa exploratória nas zonas de Operação Urbana e/ou nos Eixos da Estruturação da Transformação Urbana da cidade de São Paulo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149528 - MARCIO MORAES VALENCA
Interna - 350255 - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS FERREIRA DE SEIXAS - NOVA
Notícia cadastrada em: 22/07/2021 13:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao