20/08/2020, 09h: Defesa de Mestrado de JOSE EUGENIO SILVA DE MORAIS JUNIOR

 

Em caráter excepcional, decorrente da pandemia, a defesa será por videoconferência, integralmente.

 

A defesa é pública e a participação da comunidade é bem-vinda. É necessário que os interessados em participar enviem uma mensagem para ufrn.ppgau@gmail.com  com antecedência mínima de 30 min do começo da banca, para cadastro e liberação do acesso à sala virtual. 

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interna - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Externo ao Programa - 3087032 - ALEXANDRE VIRGINELLI MAIORINO
Externa à Instituição - STELAMARIS ROLLA BERTOLI - UNICAMP

 

 

TÍTULO: Acústica de igrejas: Estudos de caso da qualidade acústica em templos evangélicos com diferentes usos sonoros.

 

 

RESUMO:

Algumas edificações possuem características acústicas complexas em sua utilização, a exemplo das igrejas e demais ambientes de culto. Nesse universo, destaca-se o crescimento expressivo da modalidade religiosa cristã-evangélica, que se expressa em atividades que envolvem música, dança, teatro e palavra falada em níveis de importância semelhantes de acordo com o tipo de culto realizado, transformando o espaço religioso em um cenário com variadas exigências para atender às sensações espirituais demandadas pelo usuário. Em se tratando de normatização brasileira, a ABNT NBR 12179 apresenta valores de referência para o Tempo de Reverberação (TR) de “igreja protestante” sem diferenciar vertentes ou atividades específicas, o que se configura como problema visto que esta recomendação não abrange a complexidade destes espaços e justifica a necessidade de analisá-los com base em outros parâmetros, pois a variedade de usos sonoros, tais como fala e música, no culto implica em requisitos distintos de condicionamento acústico. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é compreender o ambiente acústico de duas igrejas evangélicas de diferentes categorias, a fim de relacionar os usos sonoros recorrentes em cada exemplar com os parâmetros que indicam a qualidade desejável a estes espaços. Os procedimentos metodológicos consistem em pesquisa bibliográfica, estudo de caso com medição de parâmetros acústicos objetivos e tratamento dos dados por meio de técnicas de análise estatística. Os resultados mostram que a igreja com categoria de culto denominada “experiencial”, em virtude da ocorrência de fala e música amplificada por sistema eletroacústico em níveis equivalentes de importância, demanda níveis de qualidade destinados a espaços pouco reverberantes como “salas de conferência”, diferenciando-se dos critérios comumente associados às igrejas “tradicionais”.

Notícia cadastrada em: 12/08/2020 10:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao