ENSINO PARA PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E O EXERCÍCIO PROJETUAL
Ensino, conservação patrimonial, arquitetura e urbanismo, matriz de conhecimentos.
O presente trabalho visa elaborar uma matriz de conhecimentos essenciais que promova a capacitação do estudante de arquitetura e urbanismo, no Brasil, para a prática projetual em áreas e edifícios de interesse patrimonial. Acredita-se que é necessária uma constante discussão sobre perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional – arquiteto e urbanista – à altura dos desafios sociais, culturais e econômicos vivenciados atualmente. Entres esses desafios, destaca-se, neste trabalho, a questão da conservação de uma preexistência de valor patrimonial. Com relação ao Brasil, é importante destacar que algumas das recentes reflexões sobre este tipo específico de projeto de arquitetura apontam para atuações, muitas vezes, caracterizadas pelo arbítrio e completa ausência de rigor metodológico. Essa discussão está, em grande parte, relacionada ao despreparo dos profissionais que atuam nesse campo (em especial, arquitetos e urbanistas), estando, consequentemente, relacionada à formação desses profissionais. Logo, o objeto de estudo desta pesquisa corresponde a uma análise do ensino da preservação patrimonial (no âmbito dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo), e à construção de um suporte teórico-metodológico para formação dos futuros profissionais (no âmbito da graduação) que venham a desenvolver projetos de intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de valor patrimonial. Parte-se da premissa que o ensino de arquitetura e urbanismo só possibilitará uma formação profissional que revele competências e habilidades para a preservação do patrimônio edificado mediante uma clara relação entre teoria e exercício projetual. Logo, para o alcance do objetivo, foram definidas duas estratégias de pesquisa: 1) pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados à preservação e à intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de reconhecido valor patrimonial, destacando alguns dos principais modelos teórico-operativos, que são fruto de anos de reflexão; 2) pesquisa empírica (estudo de casos) que propõem investigar e analisar criticamente como se dá o processo de ensino-aprendizagem para preservação patrimonial nos cursos de arquitetura e urbanismos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Brasil, e na Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio” di Chieti-Pescara (Ud´A), na Itália. A hipótese é que o estudo destas instituições – em que são trabalhados conteúdos teóricos e de prática projetual (para a temática preservacionista) – permitirá, aliado ao suporte teórico-metodológico, a construção da matriz de conhecimentos essenciais para a capacitação do estudante de arquitetura e urbanismo para o exercício profissional neste campo especifico. Os primeiros resultados da pesquisa indicam que apesar da pertinência dos conteúdos abordados nas faculdades investigadas, existe a necessidade de algumas adequações teórico-metodológicas para que o percurso formativo seja mais adequado a complexidade inerente ao tema. Portanto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a temática dos projetos de intervenção em edifícios de reconhecido valor patrimonial, em especial, para reflexão de uma formação acadêmica coesa e que seja capaz de preparar o futuro profissional para atuar nesta área.