Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO COSTA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO COSTA DO NASCIMENTO
DATA : 10/10/2018
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

O espaço do valor. O valor do espaço! Copa do Mundo de 2014, configuração espacial e valorização imobiliária em Natal e São Gonçalo do Amarante (RN/Brasil).

Copa do Mundo de 2014, configuração espacial, valorização imobiliária.

Grandes Projetos Urbanos (GPUs) exigem a transformação do espaço das cidades, estratégia capitalista para garantir frentes de circulação e acumulação do capital – mediantes destruição criativa - especialmente em cidades sedes de megaeventos (HARVEY, 1996 E 2005 E LEFEBVRE 2001). As intervenções de megaeventos esportivos tem beneficiado o setor imobiliário (CUENYA, NOVAIS, VAINER 2013, NOBRE, 2017) que visa lucrar com oportunidades de negócios - expressos em imóveis ou parcelamentos do solo - estimuladas pelas alterações espaciais e implantação de estruturas de impacto, em centralidades consolidadas ou áreas de expansão. Enquanto sistema de objetos e ações (SANTOS, 1996), o espaço torna-se palco e produto de interesses econômicos que reconfiguram as cidades, assumindo propriedades que se tornam objeto de rentabilização (CARLOS, 2018). Como parte desse sistema os projetos de megaeventos são capazes de influenciar na valorização porque rentabilizam o espaço garantido ou atingido por potenciais de acessibilidade (VILLAÇA, 2001, HILLIER, 1996, HILLIER e HANSON, 1984, HILLIER, 1996 e PENN, 2001) que, atuando como mecanismo de contatos, representa valor agregado ao solo (LEFEBVRE, 1991). Na zona urbana e Região Metropolitana de Natal/Brasil, a implantação de obras de impacto, por ocasião da Copa de 2014, parece confirmar a gradual valorização imobiliária desde pelo menos 2007 (SILVA, 2014) em áreas de intensa centralidade e um outras de potencial de expansão, com elevadas e crescentes acessibilidades, respectivamente (MEDEIROS e TRIGUEIRO, 2007; CARMO JÚNIOR, 2014; DANTAS, VIEIRA-DE-ARAÚJO E NASCIMENTO, 2014; SANTOS JÚNIOR et al, 2015 e NOBRE, 2017). Esta tese tem por objetivo compreender a influência da configuração e acessibilidade espaciais sobre a valorização imobiliária em áreas atingidas por obras da Copa do Mundo de 2014 na zona urbana e RMNatal. Apresenta a premissa de que obras de GPUs de megaeventos, enquanto magnetos, dão resposta à valorização imobiliária, atuando na recomposição de valores, quando em áreas de configuração e acessibilidade consolidadas. Por outro lado, impactam na configuração espacial, quando em áreas de expansão, a partir da formação de novos parcelamentos para receber produtos imobiliários que se valorizam gradualmente. Por considerar os marcos projetivos da Arena das Dunas e do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, adotaram-se os recortes espaciais do bairro de Lagoa Nova (Natal/RN) e expansão municipal de São Gonçalo do Amarante/RN. A análise fundamenta-se na pesquisa documental de escrituras cartoriais de compra e venda de imóveis, categorizadas entre apartamentos, casas e terrenos (Lagoa Nova) e lotes (São Gonçalo do Amarante) observando os valores de avaliação úteis para recolhimento de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), entre os anos de 2012 e 2016. Considerando o espaço como variável independente e dependente, recorre-se a Lógica Social do Espaço e da Análise Sintática do Espaço (HILLIER e HANSON, 1984), em busca de relações entre acessibilidade topológica gerada pela própria configuração espacial, obras urbanas de grande impacto (atratores) e a valorização imobiliária, aplicando medidas quantitativas de integração e choice (escolha) em representações lineares axiais e de segmentos (HILLIER, YANG e TURNER, 2012). Integração referem-se à centralidade de um conjunto de linhas mais acessíveis (HILLIER, 1996 e 1993) e choice ao quão escolhido é um fragmento de linha, entre uma origem e um destino (TURNER, 2001, 2008). As duas variáveis ajudam a interpretar se há situações em que a valorização está melhor relacionada a vias mais acessíveis (integração) em todo o sistema, e/ou se atreladas às mais intersticiais com elevados potenciais de atravessamento (choice), porém não muito distantes das vias mais integradas onde se situam as obras de impacto. Resultados parciais confirmam tendências de valorização, principalmente entre os apartamentos entre um e três dormitórios em Lagoa Nova, relacionadas à centralidade por topologicamente mais acessíveis a (movimento “para”) qualquer outro ponto da estrutura viária (integração), bem como no percurso (movimento “entre”) das principais rotas de acesso (choice) através da trama viária, muito próximas a Arena, um forte magneto de valorização espacial.

Interno - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Interno - 350255 - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO