Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA DE OLIVEIRA ARAUJO

DATA : 13/08/2018
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

Arquitetura E Criatividade: O Modelo Físico Como Processo De Projeto

modelo; maquete; criatividade; projeto; prática profissional; ensino de projeto de arquitetura.

Dificilmente, o ensino de Arquitetura utiliza-se de métodos que favoreçam a criatividade e, no âmbito profissional, os profissionais aplicam o conhecimento de forma convencional (KOWALTOWSKI, BIANCHI, OETRECHE, 2011). A criatividade é fruto de esforço e não ocorre sem influências externas; “criar é produzir um trabalho de imaginação” (SMITH, SMITH, 2015 – tradução livre). A “ideia criativa” (MAHFUZ, 1995) contém o princípio básico do projeto, ainda na etapa de formulação imaterial (MAHFUZ, 1995). Entretanto, é do encontro entre a mente e os meios de representação que o projeto se torna visível para o mundo (MAHFUZ, 1995; FILHO, LASSANCE, 2008; KHAN, 2010; FARIA, 2014). Dentre as formas de representação, encontram-se os “Modelos de Estudo” (MILLS, 2011), uma rica forma de exploração espacial. Um modelo de estudo pode gerar informação tão rapidamente quanto o croqui e oferece ao projetista melhores possibilidades de visualização e liberdade de criação (MILLS, 2011; SMITH, SMITH, 2015; MARANGONI, 2011). Alguns dos materiais e ferramentas utilizados são: papelão, papel cartão, cartolina e reciclados em geral. Entretanto, apesar dos modelos de estudo serem uma importante ferramenta de trabalho e reflexão, grande parte das escolas de arquitetura brasileiras pouco a explora (MARANGONI, 2011). Neste sentido, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar o modelo de estudo como ferramenta de concepção projetual e de suporte à criatividade, considerando os universos acadêmico e profissional da arquitetura. O presente estudo tem caráter de investigação qualitativa e se desenvolverá da pesquisa bibliográfica – acerca da temática da criatividade, processo de projeto, modelos físicos e reconhecidos arquitetos e firmas que utilizam maquetes em seus processos, dentre estes, Office for Metropolitan Architecture (OMA) e Bjarke Ingels Group (BIG); pesquisa documental sobre os modelos produzidos nesses processos; e a realização de duas oficinas de criatividade com maquetes, realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal do Ceará; e análise qualitativa de dados. Por fim, relata-se que os modelos produzidos nas Oficinas funcionaram como como suporte criativo. Muitos poderiam continuar a serem trabalhados e desenvolvidos para fases seguintes de exploração criativa e possuem um certo grau de subjetividade. Percebeu-se potencial para estimular a geração de partidos arquitetônicos sobre os quais se pode continuar o desenvolvimento do projeto, através da integração com outras ferramentas, como desenho em computador e/ou manual e modelos computacionais. Ao final, verifica-se, em concordância com a bibliografia estudada, a relevância dos modelos de estudo para promover estímulo à criatividade durante o processo de projeto arquitetônico.

Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Presidente - 1149528 - MARCIO MORAES VALENCA