Banca de DEFESA: CAMILA FURUKAVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA FURUKAVA
DATA : 26/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

VERDE SOB CINZA: TENSÕES E TRANSFORMAÇÕES NA ZPA 9 SOB INTERVENÇÃO DO PROJETO DA AV. MOEMA TINOCO DA CUNHA LIMA, NATAL/RN.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Zona de Proteção Ambiental, atributos socioambientais, projeto rodoviário, Av. Moema Tinoco da Cunha Lima,Natal.


PÁGINAS: 246
RESUMO:

A presente tese aborda o tema dos atributos socioambientais das zonas de proteção ambiental que afetam e são afetados por projetos rodoviários inseridos em dinâmicas metropolitanas. A motivação pelo referido tema se colocou a partir da observação de recorrentes ocupações nas Zonas de Proteção Ambiental – ZPA, por projetos rodoviários que implicaram na supressão de atributos socioambientais relevantes. Mais precisamente, identificou-se na década de 2000 que a ZPA 9, localizada na Zona Norte de Natal, no Rio Grande do Norte, ao recepcionar frações do projeto rodoviário da Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, com incidência metropolitana, gerou diversos conflitos socioambientais possíveis de comprometer os objetivos de sua proteção. Diante dessa problemática, questionou-se como os atributos socioambientais foram considerados em instrumentos de planejamento urbano e em projetos rodoviários que tiveram algum tipo de incidência sobre zonas de proteção ambiental? Admitiu-se como pressuposto que, embora se verificassem avanços na proteção de ZPAs no âmbito do planejamento territorial, os atributos socioambientais de tais Zonas eram desconsiderados quanto a sua dimensão urbanística, não sendo reconhecidas nem as suas especificidades no nível do projeto rodoviário, nem os seus respectivos efeitos no processo de transformações socioespaciais impulsionados pelo referido projeto. Isso resultava no comprometimento dos objetivos de proteção das ZPAs e no êxito da implementação dos projetos de mobilidade urbana. Considerando o exposto, o objeto de estudo que norteia a presente tese é delimitado pelos atributos socioambientais da ZPA9 relacionados ao traçado do projeto rodoviário, ao marco legal e à dinâmica urbana. O objetivo é compreender a abordagem dos atributos socioambientais da ZPA 9 no projeto rodoviário da Av. Moema Tinoco, a partir da dimensão urbanística do projeto rodoviário, legislação urbana e ambiental e transformações no uso e ocupação do solo da ZPA 9. No campo teórico-metodológico, são referências principais os estudos de Raquel Tardin (2008), como suporte a análise dos atributos socioambientais, e Jan Gehl (2013) como base para a análise do projeto rodoviário em sua dimensão humana. Ambos analisam o espaço a partir da relação homem/natureza. A tese está estruturada em três capítulos e conclusão. O primeiro capítulo apresenta as referências teórico-metodológicas que fundamentaram as análises da tese. O segundo, apresenta a caracterização dos atributos socioambientais e o processo de reconhecimento da ZPA 9. O terceiro capítulo aborda o projeto rodoviário sobre a ZPA 9, discutindo notadamente, efeitos e tendências de transformação do uso e ocupação do solo da ZPA 9 influenciados pelo projeto rodoviário. Por fim, à guisa de conclusão apresenta que mesmo frente aos avanços na proteção de ZPAs no âmbito do planejamento territorial, os atributos socioambientais continuam a ser pouco reconhecidos para a concepção de projetos rodoviários fragilizando tanto a proteção ambiental, quanto o funcionamento do próprio projeto rodoviário.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANA ANDRADE DOS PASSOS - UFPB
Presidente - 350504 - MARIA DULCE PICANCO BENTES SOBRINHA
Interno - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Externo à Instituição - SILVANA FERRACCIU MAMERI - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 09/07/2018 08:14
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