Banca de DEFESA: JANYFFER CAVALCANTE DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANYFFER CAVALCANTE DE MORAIS
DATA : 27/07/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

UMA SOLUÇÃO TÉCNICA, ARTÍSTICA E SANITÁRIA: ESTUDO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE PARQUES URBANOS E EQUIPAMENTOS SANITÁRIOS NOS PROJETOS URBANÍSTICOS DE SANEAMENTO DO ESCRITÓRIO SATURNINO DE BRITO DO INÍCIO DO SÉCULO XX (RECIFE/PE, JOÃO PESSOA, PB, NATAL/RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Representações. Viajantes. Iconografia. Paisagem urbana. 


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Durante a passagem do século XIX ao XX, as mudanças na sociedade repercutiram evidentemente na paisagem, com a superpopulação e a insalubridade. Nesse contexto surge a necessidade de repensar as estruturas urbanas, o que leva ao surgimento de diversos profissionais preocupados com a produção de novas técnicas no contexto social e cultural para transpor os desafios da expansão das áreas urbanas. Um desses profissionais, o engenheiro Francisco Saturnino de Brito (1864-1929) se destacou por sua atuação em Planos de Saneamento, Melhoramento e Expansão para várias cidades brasileiras, contribuindo para mudanças significativas no pensamento urbanístico nacional, no tocante à propagação de boas práticas higienistas acessíveis à coletividade e no enfrentamento de problemas como a necessidade de saneamento, o agravamento dos problemas urbanos e a urgência de expansão das cidades. Dentre os planos elaborados pelo Escritório Saturnino de Brito, o Plano Geral de Obras para Natal, RN (1935-1939) se destaca ao trazer a concepção de parques circundando os equipamentos sanitários, como reservatórios e estações elevatórias. A associação entre estruturas para o saneamento e parques públicos, no entanto, é algo que já vinha sendo feito há algum tempo, como pode ser observado em projetos de Olmsted nos Estados Unidos, como o Central Park e Emerald Necklace. O interesse nesse tipo de associação tem sido resgatado em projetos recentes. Diante da retomada contemporânea da associação entre equipamentos sanitários e parques urbanos, parece fundamental entender qual a gênese desse tipo de relação. Objetiva-se, nessa dissertação, compreender o papel da associação entre equipamentos sanitários e parques nos projetos urbanísticos do Escritório Saturnino de Brito do início do século XX para algumas cidades brasileiras, com foco em Natal. Para esse estudo propõe-se a análise de casos concretos, optando-se pela obra do Escritório Saturnino de Brito para algumas cidades do Nordeste brasileiro: Natal (RN), Recife (PE) e João Pessoa (PB).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTINA DE CAMPOS - UNICAMP
Presidente - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Interno - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 01/07/2017 13:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao