Banca de DEFESA: BRUNA RAMALHO SARMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA RAMALHO SARMENTO
DATA : 20/06/2017
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

A qualidade ambiental de espaços livres em campi: Um estudo na UFPB e UFRN sob a ótica da Avaliação Pós-Ocupação

qualidade ambiental, espaços livres, campi universitários.

Os campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)  brasileiras proliferam a partir da década de 1960/70, se desenvolveram lentamente durante a segunda metade do século XX e, na última década, passaram por intensas mudanças na estrutura física, as quais podem vir a incidir sobre sua qualidade ambiental (QA) e, consequentemente, sobre a qualidade de vida (QV) da população usuária. Considerando essa problemática, a tese tomou como objeto de estudo a relação dos usuários com o sistema de espaços livres (SEL) de campi de IFES da região Nordeste do Brasil, trabalhando, especificamente, duas instituições: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um olhar inicial sobre as IFES produziu a pergunta de partida que conduziu esta pesquisa: O SEL dos campi centrais dessas IFES oferece QA e, consequentemente, QV aos seus usuários? Respondendo a essa questão, as hipóteses trabalhadas foram: a) Após mais de 50 anos de criação dos campi, a crescente ocupação fez com que o SEL das IFES apresentem poucos e dispersos ELs; b) A QA do SEL dos campi das IFES pesquisadas não oferece características que contribuam para a QV dos usuários; c) A QA do SEL das IFES não atende aos anseios dos seus usuários, oferecendo ELs pouco atrativos à comunidade. A fim de empreender essa discussão, o objetivo geral do estudo foi compreender o SEL de duas universidades federais do Nordeste brasileiro (UFPB e UFRN), visando traçar diretrizes para contribuir com sua QA. Subsidiando a investigação, foram estabelecidos como recortes espaciais: o Campus I da UFPB e o Campus Central da UFRN, com relação aos quais foram delimitados cinco objetivos específicos: a) Verificar como se deu a ocupação do espaço nos campi em estudo e os seus ELs remanescentes; b) Caracterizar o SEL existente, seu uso atual e potencialidades; c) Analisar dimensões ambientais para a manutenção da QA do SEL; d) Identificar a compreensão dos usuários sobre os SEL das IFES pesquisadas, de modo a avaliar a adequação destes espaços às suas necessidades/aspirações; e) Traçar diretrizes de ordenação do sistema.  Nesse contexto, metodologicamente a investigação correspondeu a um estudo de caso múltiplo, utilizando como estratégia de pesquisa a Avaliação Pós Ocupação efetuada por meio de abordagem multimétodos, que, para além da geração de um vasto diagnóstico, promoveu uma reflexão sobre o SEL em ambiente universitário. Os resultados obtidos mostraram que, nas duas instituições investigadas, o número de ELs é considerável, no entanto, sua QA é questionável, de modo que parte deles não é percebida e, consequentemente, utilizada, pela comunidade. As diretrizes de ordenação do SEL em campi universitários, com vistas à promoção da QA do SEL e da QV dos usuários, priorizam dimensões de ordem Ambiental, Segurança, Mobilidade e Serviços de Apoio.

Externo à Instituição - ANGELINA DIAS LEAO COSTA - UFPB
Externo à Instituição - GLAUCO DE PAULA COCOZZA - UFU