Banca de DEFESA: RAFAEL OLIVEIRA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL OLIVEIRA FERNANDES
DATA : 13/03/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

DESEN.P.A.C.A. – Desenvolvimento de programação arquitetônica de conforto ambiental: uma experiência acadêmica utilizando jogo de tabuleiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Programação arquitetônica, conforto ambiental, gameficação.


PÁGINAS: 201
RESUMO:

Com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias e o surgimento de novas demandas ambientais, econômicas e sociais, os edifícios e sistemas prediais estão cada vez mais complexos, e os projetistas cada vez mais interessados em entender a concepção dessas construções. Nas primeiras fases do processo de desenvolvimento de projeto o controle é maior, as alterações apresentam menores demandas de tempo, o que resulta em soluções mais eficientes. Assim posto, é essencial - por parte do projetista - uma compreensão clara das atividades, problemas, necessidades e condicionantes do projeto envolvidas nessa etapa inicial, evitando confusões e erros. Os métodos de “programação arquitetônica” têm a função de fornecer ao projetista um olhar sistemático acerca dos reais problemas envolvidos na concepção de espaços projetados, preocupação que deve ser introduzida aos profissionais durante a sua formação nos cursos de graduação. Posto isso, o presente trabalho tem como foco o estudo do programa de necessidades com ênfase nos fatores de conforto ambiental - dos espaços externos à edificação. Como uma forma de abordagem de treinamento eficiente, foi utilizada uma técnica denominada “gameficação”, utilizando jogos para tornar as atividades mais divertidas e engajadoras. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo como ferramenta de ensino de arquitetura baseado na programação arquitetônica. A proposta foi desenvolvida em forma de jogo de tabuleiro e vislumbrou a capacitação dos alunos na definição de diretrizes projetuais de conforto ambiental a partir da análise cruzada das variáveis de conforto térmico, lumínico e acústico. O jogo possibilitou uma dinâmica diferenciada em sala de aula, estimulando os alunos no trabalho em equipe e propiciando a eles uma visão completa dos reais problemas de conforto ambiental a serem trabalhados durante o desenvolvimento do projeto. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo à Instituição - MARCELLA SAVIOLI DELIBERADOR - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 24/02/2017 15:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao