Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA LIMA OLIVEIRA

DISCENTE: MARIANA LIMA OLIVEIRA
DATA: 06/08/2015
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

ESTUDO DAS PRESCRIÇÕES NORMATIVAS DE EVACUAÇÃO DE EMERGÊNCIA SOB O OLHAR DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS

segurança contra incêndio, saídas de emergência, normalização, projeto arquitetônico, simulação computacional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

O posicionamento das saídas de emergência e a facilidade de evacuação no caso de incêndio em edificações universitárias são os principais temas abordados nessa dissertação. Os parâmetros de segurança contra incêndio no Brasil são guiados por uma normalização prescritiva que funciona como base aos arquitetos, os quais projetam visando o cumprimento das mesmas para posterior aprovação dos órgãos fiscalizadores. Esses profissionais, muitas vezes, não se atentam às particularidades de cada edificação e se os requisitos normativos são de fato eficazes e a melhor maneira de estar prevenindo e protegendo a edificação e seus usuários contra uma situação de incêndio. As normas possuem grande parte de seus quesitos estabelecidos empiricamente e o tema sobre segurança contra incêndio é algo cuja abordagem possui ênfase somente à medida que ocorrem grandes catástrofes, especialmente quando se há demasiada dificuldade no salvamento das pessoas envolvidas. Por esse motivo, a legislação necessita estar em constante revisão e avaliação. O objetivo principal deste trabalho é identificar em projetos de edificações universitárias possíveis lacunas nas prescrições normativas sobre evacuação de incêndio, que suscitem propostas de intervenção e correção para sua melhor eficácia. Para tanto, realizou-se inicialmente uma coleta de informações através de pesquisas bibliográficas e documentais, nacionais e internacionais, a respeito do tema, onde conceitos e informações pertinentes foram explicitados. Posteriormente, com base em critérios estabelecidos, foram realizadas simulações computacionais para análise das prescrições aplicadas nos prédios escolhidos. As primeiras, relacionadas ao tempo de escape e movimentação das pessoas durante a fuga, através do software PATHFINDER® (2014) e as outras, visando o estudo da configuração espacial e sua relação com o movimento dos usuários nas edificações, pela Sintaxe Espacial, com o software DEPTHMAP® (2004). Diante dos resultados obtidos em ambos é possível analisar a sua influência no abandono das edificações e compará-los aos dimensionamentos para projetos indicados pelas normas.

Interno - 350255 - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
Presidente - 1694892 - EDNA MOURA PINTO