Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA BACELLAR ORAZEM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA BACELLAR ORAZEM
DATA: 08/04/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Título: A atuação dos carmelitas calçados da Bahia e Pernambuco na arquitetura conventual e na cidade colonial (1580-1800).

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: carmelitas calçados; arquitetura conventual; cidade colonial; espaço intra-urbano e interurbano; estudo comparativo.

 


PÁGINAS: 270
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

 

Resumo:

A Ordem do Carmo é uma ordem religiosa da Igreja Católica criada no século XII e que, no século XVI, dividiu-se em carmelitas calçados e em carmelitas descalços. Os calçados chegaram ao Brasil em 1580, provenientes de Portugal, instalaram conventos nos principais núcleos urbanos e puderam obter bens como escravos e fazendas. Em nossa pesquisa, investigamos esses religiosos que atuaram de 1580 a 1800 na capitania da Bahia de Todos os Santos e na capitania geral de Pernambuco (Alagoas, Pernambuco e Itamaracá), excetuando-se os calçados chamados reformados dos conventos de Goiana, Recife e Paraíba. Como toda ordem religiosa, os carmelitas calçados tinham o seu modus operandi. As evidências de que dispomos parecem indicar que, entre outros indícios, sua forma de atuar na cidade, seja individualmente, seja no conjunto de fundações religiosas (em rede), também terminava por afetar, ainda que indiretamente, a construção de determinados aspectos da arquitetura e da cidade colonial. Sendo assim, o objetivo principal da tese é comprovar a influência dos carmelitas calçados da Bahia e Pernambuco na arquitetura conventual e na cidade colonial. Os cinco objetivos específicos, decorrentes desse objetivo geral,  abarcam questões como a caracterização e comparação da arquitetura das igrejas e conventos por eles construídos, a relação que essa arquitetura mantém com as localidades onde se situam, bem como a interação entre os carmelitas dessas diferentes localidades (rede religiosa-conventual). A pesquisa trata da história, do processo de fundação religiosa e territorialização, da ocupação no espaço interurbano e intra-urbano nas cidades estudadas e da arquitetura conventual carmelita, por meio do método comparativo de análise, especialmente para o estudo da arquitetura conventual. O resultado esperado nessa tese, que está em andamento, será a comprovação de que os carmelitas calçados da Bahia e Pernambuco, mesmo não atuando diretamente como arquitetos ou urbanistas, influenciaram a arquitetura e a cidade colonial.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1324248 - CARMEN MARGARIDA OLIVEIRA ALVEAL
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Externo à Instituição - JOSEMARY OMENA PASSOS FERRARE - UFAL
Presidente - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 10/03/2015 09:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao