Banca de DEFESA: JOSE JEFFERSON DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE JEFFERSON DE SOUSA
DATA: 08/12/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Título: VENTILAÇÃO NATURAL E CONFORTO TÉRMICO INTERNO EM CLIMA QUENTE E ÚMIDO: Proposta de contraverga ventilada para o sistema construtivo em alvenaria estrutural.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Contraverga, Elemento Vazado, Alvenaria Estrutural, Conforto Térmico.


PÁGINAS: 221
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Resumo:

Com a universalização da arquitetura a partir da década de 60 do século XX,  algumas tecnologias construtivas foram rapidamente difundidas e apropriadas, embora que, para determinadas situações não fossem adequadas. No Brasil, a produção de habitações incorporou algumas dessas tecnologias sem a devida avaliação da sua viabilidade. As esquadrias com caixilhos em alumínio e fechamento em vidro foram uma dessas inovações. Tal solução para fechamento do vão das aberturas das janelas, principalmente as que sã utilizadas em empreendimentos destinados a habitações de interesse social, apresentam uma tipologia que permitem uma abertura equivalente a 50% do vão, restringindo, portanto, a passagem da ventilação, e, quando fechadas, além de impedirem a passagem da ventilação, permitem a passagem da radiação solar através do vidro, contribuindo para a elevação da temperatura no interior dos ambientes. Esses empreendimentos, em sua grande maioria, são construídos em alvenaria estrutural e a inserção de dispositivos para  auxiliar na promoção de ventilação, através de aberturas nos painéis das paredes, requer minucioso estudo, pois, novas aberturas tendem a favorecer o surgimento de tensões que podem provocar fissuras na alvenaria. A  contraverga é um dos elementos construtivos que responde as solicitações  dessas tensões. Localizada na parte inferior das esquadrias para responder aos esforços de tração, neste trabalho, demonstra-se que é possível reduzir  a seção vertical do elemento construtivo contraverga, sem haver perda de resistência, transformando-a em uma peça vazada, assumindo a função de um peitoril ventilado. Através de metodologias, tanto de cálculo estrutural para redimensionamento da contraverga, como também através de ensaios de registro de velocidade de vento, através de medições in loco e simulações computacionais, comprova-se a sua viabilidade como elemento de promoção de ventilação natural para o interior do ambiente construído, mesmo com a janela fechada, permitindo trocas de calor com o ambiente externo e atendendo aos princípios da coordenação modular que regem o sistema construtivo em alvenaria estrutural.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Externo à Instituição - GIANNA MELO BARBIRATO - UFAL
Externo à Instituição - HOMERO JORGE MATOS DE CARVALHO - IFPB
Presidente - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Interno - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
Notícia cadastrada em: 13/11/2014 08:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao