ÍCONES URBANOS NA CIDADE DE NATAL
Arquitetura e desenvolvimento urbano na cidade do sol e mar
ícones urbanos. Arquitetura de grife. Desenvolvimento urbano contemporâneo. City marketing. Natal.
Natal tem passado por importantes transformações nos últimos 150 anos, desde as ações de embelezamento da cidade, ainda no século XIX, até os dias de hoje, quando essas transformações passam a ter como objetivo inserir a cidade na competição interurbana pela atração de visitantes e dos fluxos de capital e consumo. Considera-se que as primeiras iniciativas com vistas ao incremento do turismo em Natal ocorreram ainda nos anos 1960; entretanto, percebe-se que, apenas a partir da década de 1980, houve um expressivo aumento das atividades turísticas em Natal e Região Metropolitana, notadamente no litoral oriental do estado do Rio Grande do Norte, levando a uma expansão do mercado de trabalho, ao aumento significativo dos investimentos estrangeiros, a mudanças territoriais de grande impacto e à produção de edificações voltadas principalmente para o ramo hoteleiro e de segunda residência para os turistas europeus. Desde então, os incentivos à atividade turística no estado têm se mantido e até aumentado, com base no turismo voltado às belezas naturais, gastronomia local e eventos, o que transformou a atividade turística numa das principais fontes de divisas para o município de Natal. No início do século XXI, já está estabelecida na cidade a construção de condomínios verticais, monumentos (inclusive aqueles de grife), como o Parque da Cidade, projetado por Oscar Niemeyer, shopping centers e, para receber a Copa do Mundo, a Arena das Dunas, entre outros, voltados para o consumidor local e para o consumidor estrangeiro, notadamente o europeu. Entende-se que essas diversas novas edificações, monumentos e também as renovações e restaurações, implantados na cidade de Natal, buscaram a construção de uma nova identidade para a cidade, dentro do processo de desenvolvimento capitalista e de espetacularização urbana. Considera-se que os monumentos e as edificações icônicos são atributos apresentados pelas cidades com vistas à venda das localidades como mercadorias, estabelecendo uma nova questão urbana, um novo protagonismo das cidades, que buscam maior autonomia em relação ao Estado-nação. Nesta pesquisa, analisa-se o objeto arquitetônico, ou seja, as edificações e os monumentos construídos ou restaurados em Natal e sua relevância para o city marketing promovido pela cidade. Verificou-se que, de fato, essas edificações e monumentos estão inseridos na produção arquitetônica contemporânea como base para o incremento da competitividade de Natal, e revelam um modo de produção capitalista, amparado nos recursos públicos, que opera na produção do espaço urbano com vistas a repetição do modelo hegemônico da cidade competitiva.