Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA ROSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA ROSA DA SILVA
DATA: 31/01/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Mini Auditório do PPGAU
TÍTULO:

A cidade-jardim de Ebenezer Howard: uma análise de sua pertinência enquanto referencia para o planejamento urbano e regional contemporâneo


PALAVRAS-CHAVES:

 Cidade-jardim, planejamento urbano, Ebenezer Howard


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Este trabalho trata do modelo de cidade-jardim, concebido pelo socialista britânico Ebenezer Howard, no final do século XIX. Em seu livro, intitulado “Tomorrow: A Peaceful Path to Social Reform”, de 1898, Howard desenvolve um modelo de cidade ideal para ser desenvolvido na região rural, próximo aos grandes centros urbanos.
Analisa-se a pertinência do uso desse modelo urbanístico como referencia para o planejamento urbano e regional, partindo-se das críticas ao ideário de Howard, e analisando os desdobramentos das replicações do modelo.
Para tanto são realizadas pesquisas bibliográficas sobre a proposta de Howard, destacando-se os aspectos mais característicos de uma cidade-jardim, e o levantamento da atual situação em que se estuda aplicabilidade do modelo, a considerar a questão econômica e social, bem como a relação da zona urbana com a zona rural do mesmo município.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Externo à Instituição - LUCIANA ANDRADE DOS PASSOS - UFCG
Interno - 350504 - MARIA DULCE PICANCO BENTES SOBRINHA
Externo ao Programa - 7350306 - PAULO JOSE LISBOA NOBRE

Notícia cadastrada em: 21/01/2014 11:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao