Banca de QUALIFICAÇÃO: REYES DAVID ACSAMA AMURRIO

DISCENTE : REYES DAVID ACSAMA AMURRIO
DATA : 24/05/2022
LOCAL: Google Meet

Uso de estimulantes cognitivos por estudantes de medicina

Acadêmicos de Medicina. Stress e Saúde. Estimulantes Cognitivos.

Introdução: Nos últimos anos vários estudos veem sendo realizados sobre o uso de psicoestimulantes entre estudantes de Medicina no Brasil. Do exposto, o objetivo deste trabalho é analisar os hábitos de consumo de estimulantes cognitivos em estudantes universitários. Objetivos: O objetivo deste trabalho é analisar os hábitos de consumo de estimulantes cognitivos em estudantes universitários; e dentre os objetivos específicos: identificar os principais estimulantes cerebrais utilizados por estudantes universitários; identificar as principais motivações para o uso de estimulantes cognitivos por estudantes universitários. Método: A amostra foi do tipo não probabilístico, ou seja, por conveniência, composta por todos os estudantes do Curso de Medicina da EMCM, aproximadamente 250 matriculados regularmente. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário padronizado, de autopreenchimento e com questões objetivas. O referido instrumento foi enviado pelo SIGAA da UFRN, cujo período de resposta e envio estabelecido ocorreu entre os meses de setembro de 2021 a outubro de 2021. Resultados: Embora os estudantes do Curso de medicina da UFRN afirmarem não estarem propensos a utilização de estimulantes psicoativos de forma intensiva, no presente estudo constatou-se que houve baixa prevalência do uso dos ansiolíticos e anfetamínicos, contrariando os resultados das pesquisas aqui apresentados que revelam a prevalência do uso de psicoativos entre os estudante de medicina. Conclusão:Portanto, são necessárias políticas institucionais de cunho educacional, orientações e uma rede de apoio com a finalidade de conscientizar sobre a influência e efeitos dessa do uso descontrolado e desordenado dessas substâncias psicoativas.

Presidente - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Interna - 2075537 - LILIANE PEREIRA BRAGA
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 13/05/2022 21:33