Banca de DEFESA: RENATA DE ABREU NEVES SALLES

DISCENTE : RENATA DE ABREU NEVES SALLES
DATA : 18/11/2021
LOCAL: Google Meet

FATORES INFLUENCIADORES NA ESCOLHA PELA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE POR ESTUDANTES DO SERTÃO DO RIO GRANDE DO NORTE

Medicina de Família e Comunidade; Educação Médica; Estudantes de Medicina

Esta dissertação descreve alguns fatores que influenciam a escolha pela especialidade de Medicina de Família e Comunidade por estudantes das primeiras turmas do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sediada em Caicó, região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo deste estudo foi investigar os fatores que influenciam a escolha pela Medicina de Família e Comunidade como especialidade, correlacionando-os com o projeto pedagógico do curso (PPC) e com aspectos socioeconômicos dos estudantes. Trata-se de pesquisa exploratória, com coleta de dados por meio de aplicação de questionário semiestruturado junto a 23 alunos da graduação do 9º, 10º, 11o e 12º períodos, assegurando-se representatividade de cada período do internato. Os resultados retratam a análise das respostas dos 23 estudantes do curso de Medicina entrevistados, conforme questionário em anexo (Apêndice A) com 17 perguntas. A maioria da amostra é do sexo masculino, metade dos estudantes tem 25 anos ou menos e apenas 25% dos estudantes tem mais de 27 anos e 60,87% são provenientes de escola particular. Quanto à origem geográfica dos estudantes, 19 provém do interior de um estado e apenas 4 de região metropolitana e 95,65% foram admitidos na universidade por meio de alguma política de inclusão do governo federal. Os resultados do estudo demonstram que os estudantes que optam pela Medicina de Família e Comunidade o fazem por convicções pessoais, que podem ter influência do projeto pedagógico do curso, mas também têm raízes anteriores, na história de vida dos estudantes.

Presidente - 2075537 - LILIANE PEREIRA BRAGA
Interna - 2166798 - ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
Externa à Instituição - LUDMILA BARBOSA B. R. EMERICK - UFMT
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 08:38