Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO SANTOS DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO SANTOS DE ARAÚJO
DATA : 10/12/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Virtual (google meet)
TÍTULO:

RAZÕES MOTIVACIONAIS ASSOCIADAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAICÓ (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras Chaves: Idoso, Atenção Primária à Saúde, Atividade Física, Motivação.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

O envelhecimento populacional é, antes de tudo, uma história de sucesso para as políticas de saúde pública, assim como para o desenvolvimento social e econômico. Ao entrarmos no século XXI, o envelhecimento populacional causará um aumento das demandas sociais e econômicas, e em todo o mundo, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária. A prática de atividade física é uma importante estratégia para promoção da saúde e traz inúmeros benefícios, principalmente para os idosos, dentre eles destaca-se uma maior longevidade, redução das taxas de morbidade e mortalidade, melhora na capacidade fisiológica em portadores de doenças crônicas, manutenção da independência e autonomia, além de benefícios psicológicos. Diante desse contexto podemos observar que, assim como em outros lugares, a cidade de Caicó (RN) possui uma quantidade significativa de indivíduos envolvidos na prática regular de atividades físicas, dentre esses indivíduos destacam-se os idosos. Cabe reforçar que ações direcionadas por diagnósticos locais das equipes de saúde podem, além de planejadas, serem possíveis de execução e avaliação, salientando-se o compromisso dos gestores públicos com os pactos do envelhecimento ativo preconizados pela Organização Mundial de Saúde. Com base nessas perspectivas, este estudo tem relevância por investigar as razões motivacionais para a prática de atividade física em idosos, assim como, identificar os fatores associados à regularidade e continuidade, visto que, no Brasil, ainda são escassas as investigações científicas que abordam as razões que levam idosos a praticarem atividade física regularmente. Trata-se de um estudo envolvendo 30 indivíduos com 65 anos ou mais, caracterizado como epidemiológico e do tipo transversal. Os dados foram coletados em Unidades Básicas de Saúde da Atenção Primária a Saúde do município de Caicó (RN) no período de março a abril do ano de 2020. Conclui-se portanto que a prática regular de atividade física por idosos vem se tornando fundamental para uma melhor qualidade de vida, e que os resultados encontrados nessa pesquisa apontam que o gênero feminino está mais interessada nessas práticas, que as principais condições de saúde estão associadas presença de comorbidades como as cardiopatias, hipertensão e doenças pulmonares, e ainda, que as principais razões motivacionais que levam os idosos a praticarem atividade física de forma regular estão, principalmente, relacionadas a busca de saúde e sociabilidade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1195933 - ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA
Interno - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Interno - 2962496 - RAFAEL BARROS GOMES DA CAMARA
Externo ao Programa - 2413545 - LEONIDAS DE OLIVEIRA NETO
Notícia cadastrada em: 04/12/2020 16:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao