Banca de QUALIFICAÇÃO: ALIUSKA SOUZA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALIUSKA SOUZA SANTOS
DATA : 30/08/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA (ETCC) NA DOR MUSCULAR TARDIA APÓS TREINO RESISTIDO.  PROTOCOLO PARA UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Dor Musculoesquelética, Córtex Motor, 



PÁGINAS: 35
RESUMO:

O desconforto descrito como fadiga e dor após exercício conhecido como dor muscular de início tardio (DOMS) é caracterizada por alodínia nos músculos esqueléticos. Sugere para minimizar a DOMS terapias não medicamentosas como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), uma abordagem complementar, não invasiva de fácil uso e baixo custo que aplicada sobre a área do córtex motor primário (M1) modula a conectividade funcional das redes sensoriais. OBJETIVO: Desenvolver um protocolo de um ensaio controlado e randomizado para avaliar os efeitos da aplicação da ETCC sobre a dor muscular tardia em 24, 48 e 72 horas após um protocolo de dano muscular induzido por exercício resistido. MÉTODOS: O estudo descreve um protocolo ensaio clínico, randomizado, controlado, duplo-cego de dois braços seguindo as recomendações do CONSORT/2010. O estudo apresentará 6 etapas: avaliação inicial, aplicação de cinco sessões consecutivas de ETCC (segunda a sexta) de forma cegada, em seguida um protocolo para indução da dor muscular de início tardio e avaliação da dor e funcionalidade logo após a aplicação do protocolo; reavaliação da dor e funcionalidade com com 24 e 48 e 72 horas após o protocolo de indução da DOMS. Com isso o tempo total de participação e acompanhamento na pesquisa, serão de 2 semanas. A dor muscular, avaliada pela EVA/END, será o desfecho primário do estudo. Os desfechos secundários avaliados serão a amplitude articular de cotovelo para flexão e extensão, desempenho muscular e potência muscular, avaliado através do Dinamômetro Isocinético. Os efeitos da estimulação serão calculados usando um modelo de análise de variância (ANOVA). RESULTADOS ESPERADOS: Caso o estudo apresente resultados positivos quanto a melhora da força muscular e da dor muscular tardia, este protocolo poderá ser implementado na rotina clínica objetivando diminuir os efeitos negativos advindos do exercício de força, como a fadiga e a dor.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1031308 - LIANE DE BRITO MACEDO
Interno - 2646619 - RODRIGO PEGADO DE ABREU FREITAS
Externo ao Programa - 1277591 - DANIEL GOMES DA SILVA MACHADO - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/08/2022 13:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao