Banca de QUALIFICAÇÃO: JANIELE JOAQUIM DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANIELE JOAQUIM DA SILVA
DATA : 02/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet (sala virtual https://meet.google.com/dxb-avre-one)
TÍTULO:

PERFIL DE FUNCIONALIDADE DA POPULAÇÃO DE SANTA CRUZ -RN: ESTUDO MDS-BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Funcionalidade. Incapacidade. Inquérito de saúde. Avaliação da deficiência.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução: Considerando o modelo biopsicossocial adotado pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, a funcionalidade é diretamente impactada não somente pela presença de doenças e sim por todos os fatores contextuais envolvidos, os quais podem ser ambientais, sociais e atitudinais, facilitadores ou barreiras para a funcionalidade humana. Nesse sentido, o Model Disability Survey (MDS) foi elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser aplicado em pessoas maiores de 18 anos com ou sem deficiência com intuito de mapear o perfil de funcionalidade e incapacidade através de inquérito populacional. O MDS encontra-se traduzido e adaptado transculturalmente para uso no Brasil (MDS-Brasil). A aplicação do instrumento permitirá a geração de dados valiosos que possam interferir nos níveis de incapacidade e funcionalidade das pessoas com diferentes necessidades e condições de saúde. Objetivo: Descrever o perfil de funcionalidade através da aplicação do módulo 4000 da versão abrangente do MDS-Brasil. Métodos: A pesquisa será realizada no município de Santa Cruz-RN, com adultos maiores de 18 anos com e sem deficiência. Serão usados o questionário, manual e cartões de apresentação do MDS-Brasil, traduzidos e adaptados transculturalmente no ano de 2021 para a população brasileira. Os dados serão coletados entre os meses de julho a agosto de 2022 em domicílio de 644 participantes de diferentes setores censitários do município. O participante e/ou seu responsável legal serão contactados presencialmente e serão informados sobre o projeto de pesquisa. A entrevista será conduzida em recinto reservado do domicílio e será dada preferência ao uso de tablets para a coleta dos dados com o aplicativo para o instrumento MDS-Brasil. O tempo de entrevista estimado é de 60 minutos. Serão analisadas as respostas dos módulos 1000 e 4000 do MDS-Brasil. A proposta de avaliação dos dados do estudo será pautada nas instruções da OMS, que recomendam que as taxas de prevalência da deficiência sejam calculadas a partir de um ponto de corte no escore de deficiência que varia de 0 (nenhuma dificuldade funcional) a 100 (completa dificuldade funcional). Para as análises descritivas, serão usados frequências absolutas e relativas, prevalências e intervalos de confiança. A análise inferencial das variáveis categóricas será executada por meio de testes de Qui quadrado. O nível de significância adotado será de 5%.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2966742 - KAROLINNE SOUZA MONTEIRO
Interna - 2132107 - NUBIA MARIA FREIRE VIEIRA LIMA
Externa ao Programa - 5857759 - LUCIANA PROTASIO DE MELO
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 13:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao