Banca de DEFESA: VANESSA KAROLINE DA SILVA

DISCENTE : VANESSA KAROLINE DA SILVA
DATA : 13/12/2021
LOCAL: Será realizada de forma remota

INFLUÊNCIA DOS FATORES OBSTÉTRICOS E SÓCIO DEMOGRÁFICOS NA FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE EM GESTANTES DE BAIXO RISCO

Palavras-chave Saúde da mulher. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Gravidez. Modalidades de Fisioterapia.

A gestação é um período onde a mulher sofre diversas alterações que afetam sua vida, podendo lhe causar desconforto e dores. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foca nos indivíduos e nas suas reais necessidades, ao invés de concentrar-se apenas na sua condição de saúde e suas causas, sendo capaz de transcender o biológico e enxergar a repercussão da condição de saúde na funcionalidade e dia a dia da pessoa. O World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 (WHODAS 2.0) é um questionário elaborado pela OMS e vinculado à CIF que avalia funcionalidade e incapacidade. Ele é composto por 36 itens e seis domínios das atividades diárias: cognição, mobilidade, autocuidado, relações interpessoais, atividades de vida e participação. Esse estudo teve por objetivo verificar quais fatores sociodemográficos e obstétricos estão relacionados à diminuição da funcionalidade de gestantes da cidade de Santa Cruz/RN, avaliados por meio do WHODAS 2.0. Estudo transversal quantitativo, realizado entre agosto/2018 e abril/2020, com 140 gestantes do nordeste brasileiro. Dados coletados nas Unidades Básicas de Saúde, na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) e através do Google Meet. Participaram gestantes de feto único, que compreendessem as perguntas; excluídas as que negassem responder alguma pergunta, tivesse entrevista interrompida ou dificuldade de compreensão. Utilizou-se ficha de avaliação para obtenção de dados sociodemográficos, hábitos de vida e obstétricos. Funcionalidade e incapacidade foram mensuradas com o World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 (WHODAS 2.0). O poder da amostra foi de 100%. Adotou-se significância de 5%(p<0,05). Com relação ao fatores sociodemográficos, foi observada diminuição da funcionalidade nos domínios autocuidado (com relação à prática de exercício físico, p=0,035), atividades domésticas (sobre trabalhar fora, p=0,022), atividades escola/trabalho (a respeito da quantidade de anos de estudo, p=0,03; e à cor/raça da mulher, p=0,047), e no domínio participação (escolaridade, p=0,03; trabalhar fora, p=0,009; e serem etilistas, p=0,041). Sobre os fatores obstétricos, obtivemos diminuição de funcionalidade de gestantes nos domínios autocuidado em relação à idade gestacional(p=0,007); relações interpessoais com quantidade de gestações(p=0,014) e número de partos(p=0,025); e no domínio atividades de escola/trabalho com relação ao número de gestações(p=0,047) e número de abortos(p=0,007). Verificamos que existe diminuição de funcionalidade de mulheres gestantes avaliada com o WHODAS 2.0 com relação à prática de exercício físico, trabalho remunerado, à sua cor/raça, escolaridade, ao fato de serem etilistas, além de sua idade gestacional, quantidade de gestações, número de partos e abortos.

Presidente - 1242804 - ADRIANA GOMES MAGALHAES
Interna - 1892581 - GRASIELA NASCIMENTO CORREIA
Externa à Instituição - KARLA VERUSKA MARQUES CAVALCANTE DA COSTA - UFPB
Notícia cadastrada em: 09/12/2021 12:26