Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA GOMES FAGUNDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA GOMES FAGUNDES
DATA : 14/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual: meet.google.com/vby-tucq-yzp
TÍTULO:

Efeitos de palmilhas adaptadas em chinelos para pessoas com dores persistentes no retropé: protocolo para um ensaio randomizado controlado por sham.


PALAVRAS-CHAVES:

dor crônica, retropé, palmilhas, reabilitação


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Introdução: As dores persistentes no retropé são queixas prevalentes afetando até 10% da população ao longo da vida. Um dos tratamentos recomendados é a utilização de órteses personalizadas e as palmilhas adaptadas em chinelos podem ser uma alternativa eficiente para administrar a dor de indivíduos com essa condição. Objetivo: Investigar os efeitos de palmilhas adaptadas em chinelos na dor, função, capacidade funcional na caminhada e catastrofização da dor em indivíduos com dores persistentes no retropé. Métodos: Este é um protocolo para um estudo clínico, controlado, aleatorizado e cego, onde serão avaliados 80 participantes com dor persistente no retropé e aleatorizados em dois grupos de intervenção: palmilhas adaptadas em chinelos e chinelos com palmilha sham. As avaliações serão realizadas no baseline (T0), após 6 (T6) e 12 semanas (T12) do uso dos chinelos e o follow up que será realizado após 4 semanas do término da intervenção (T16). O desfecho primário será a dor, por meio da Escala Numérica de Dor e os desfechos secundários serão: a função do pé pelo questionário Foot Function Index, capacidade funcional na caminhada pelo Teste de Caminhada de 6 minutos e a catastrofização da dor pela Escala de Catastrofização da Dor. Análise estatística: Os dados serão analisados pelos testes T-student, Mann-Whitney e ANOVA de medidas repetidas e terá análise por intenção de tratar. Ética e divulgação: Este protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFRN/ FACISA (número 4.018.821). Os resultados do estudo serão divulgados aos participantes e submetidos a um periódico revisado por pares e a reuniões científicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2218684 - MARCELO CARDOSO DE SOUZA
Interno - 2316237 - RODRIGO SCATTONE DA SILVA
Externo à Instituição - THALES REZENDE DE SOUZA - UFMG
Notícia cadastrada em: 02/12/2021 17:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao