Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEYCIANA LEONIDAS CAVALCANTE BENSIMAN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEYCIANA LEONIDAS CAVALCANTE BENSIMAN
DATA : 15/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Formato remoto
TÍTULO:

Associação entre Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) em sujeitos pós-AVC.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Acidente Vascular Cerebral. Atividades Cotidianas. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Terapia Ocupacional.


PÁGINAS: 21
RESUMO:

Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema global de saúde pública. Além da alta taxa de mortalidade, é considerado a doença neurológica mais incapacitante. As restrições de participação causadas pelo AVC podem abranger diferentes áreas de ocupação, incluindo atividades de vida diária (AVDs), atividades instrumentais de vida diária (AIVDs), trabalho, lazer e participação social. Para mensurar os principais danos causados pelo AVC nas atividades de vida diária desses indivíduos, uma das escalas utilizadas é a Medida de Desempenho Ocupacional Canadense (COPM). A COPM tem como vantagem ser uma medida de autorrelato e desta forma, colocar a pessoa no centro do seu processo de avaliação. A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) é o padrão mundial para a conceitualização e classificação da funcionalidade e incapacidade e oferece um recurso técnico disponível gratuitamente que é o quadro internacional de referência para informações de saúde e incapacidade. O vínculo entre instrumentos usados na prática e a CIF poderia melhorar a comunicação e o entendimento entre os profissionais de saúde, pois a CIF deve ser usada como um modelo unificador e uma linguagem comum em todas as profissões da saúde. Objetivo: analisar as dificuldades de desempenho ocupacional nos níveis de atividade e participação de sujeitos pós-AVC por meio da COPM; bem como, codificar e vincular dados levantados pela COPM aos domínios da CIF. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal. Foram incluídos pacientes do sexo masculino e feminino, diagnosticados com sequela de AVC, com idade acima de 18 anos, acometimento unilateral, movimentação ativa de punho e dedos e ausência de déficits cognitivos sugeridos pelo Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Os participantes foram submetidos a uma única avaliação com uso dos instrumentos: Escala de Rankin Modificada (mRankin) e COPM. Posteriormente, após análise dos resultados, foi realizada a vinculação entre as atividades da COPM e as categorias da CIF. Resultados: Os achados desta pesquisa sugerem que a associação entre os problemas de desempenho ocupacionais identificadas pela COPM e os domínios da CIF apresentaram alta correlação. Os principais resultados encontrados foram que o MMSS foi o mais relatado como dificuldades, bem como o auto-cuidado. A marcha foi citada em 5 pacientes os quais tinham Rankin 3-4.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2682777 - ROBERTA DE OLIVEIRA CACHO
Externa ao Programa - 1032531 - ALINE BRAGA GALVAO SILVEIRA FERNANDES
Externo à Instituição - JOAO AFONSO RUARO - UNICENTRO
Notícia cadastrada em: 05/05/2021 10:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao