Banca de DEFESA: NEILDJA MARIA DA SILVA

DISCENTE : NEILDJA MARIA DA SILVA
DATA : 29/01/2021
LOCAL: Plataforma virtual

EFEITOS DO PROGRAMA DE EXERCÍCIOS MULTICOMPONENTES EM GRUPOS DE IDOSOS COMUNITÁRIOS COM BAIXA ESCOLARIDADE: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DUPLO CEGO

Envelhecimento. Exercício físico. Escolaridade. Fragilidade. Equilíbrio postural.

Introdução: O Brasil é marcado historicamente por baixa taxa de escolaridade formal de idosos. Além disso, a maior parcela dos estudos brasileiros com programas de exercícios multicomponentes com idosos comunitários pertence às regiões sul e sudeste do Brasil, onde predominam idosos com maior escolaridade formal. Diante disso, foi constatado que há na literatura diversos estudos com propostas de programas multicomponentes, mas observa-se que há evidências limitadas sobre a aplicação desses programas em idosos com baixa escolaridade formal. Objetivo: analisar os efeitos nas funções física e hemodinâmica de idosos comunitários com baixa escolaridade formal através de programa multicomponente adaptado com dupla tarefa em relação a exercícios multicomponentes simples realizados em grupo. Métodos: Trata-se de um Ensaio clínico randomizado, duplo cego. Foram incluídos idosos com apartir de 60 anos, ambos os sexos e que não apresentasse doenças ortopédicas e neurológicas graves.Vinte e um idosos foram alocados aleatoriamente em dois grupos: G1 (n=11) e G2 (n=10) e dezesseis finalizaram as dezesseis sessões durante seis semanas, três vezes por semana. Durante oito sessões, o (G1) realizou exercícios multicomponentes adaptados com dupla tarefa Ageing-ONDUAL-TASK(fortalecimento, equilíbro e tarefas cognitivas) e (G2) exercícios multicomponentes adaptados simples (fortalecimento, equilíbro) e os dois grupos realizaram exercícios multicomponentes simples durante oito sessões. Foram realizadas três avaliações, primeira (pré), segunda (pós) e terceira avaliação (follow-up). Sete instrumentos de medidas foram aplicados e a posturografia computadorizada. Resultados: Foi verificado que ambos os grupos demostraram homogeneidade no perfil sociodemográfico e nas características clínicas e físico-funcionais. A função cognitiva não apresentou diferença intergrupos, entretanto, o G2 apresentou aumento na PCL após a terceira avaliação (p=0,031). A fragilidade apresentou melhora intergrupo nos escores do SPPB após a terceira avaliação (p=0,008), assim como, a mobilidade pelos testes TUG simples (p=0,011), motor (p=0,018) e cognitivo (p=0,010). Além disso, após a terceira avaliação o equilíbrio dinâmico, também apresentou melhora intergrupos no F8W simples (p=0,018), motor (p=0,022) e cognitivo (p=0,018), bem como F8W cognitivo do G2 melhorou entre a segunda e a terceira avaliação (p=0,034). Os resultados da posturografia apresentam diferenças significativas intergrupos entre as medianas (entre a 1ª e 2ª e 1ª e 3ª avaliações). No G1 foram observadas diferenças nas oscilações corporais entre a 1ª e 2ª avaliações na posição ântero-posterior nas seguintes condições: fluência verbal semântica (p=0,035), cálculos (p= 0,043), memória / atenção (p= 0,011). Na posição médio-lateral houve diferença estatística na condição de olhos abertos (p=0,039). No grupo 2, foram encontradas diferenças significativas entre a 1ª e a 3ª avaliações da oscilação na posição médio-lateral para olhos abertos (p=0,031) e memória/atenção (p=0,031), o deslocamento total apresentou diferenças em todas as condições. A função hemodinâmica permaneceu dentro dos padrões de normalidade, sem alterações significativas após as sessões. Conclusão: Foi observado que os exercícios multicomponentes com dupla tarefa apresentaram efeitos semelhantes aos exercícios multicomponentes simples. Os idosos de ambas intervenções apresentaram melhora na mobilidade, fragilidade, controle postural estático e equilíbrio e estabilidade hemodinâmica. Além disso, o programa adaptado parece ter assegurado a compreensão, interesse e adesão dos idosos brasileiros com baixa escolaridade formal, bem como promovido o convívio social entre essa população através da configuração de atendimento em grupo.

Presidente - 2132107 - NUBIA MARIA FREIRE VIEIRA LIMA
Interna - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Externa à Instituição - THAIS BOTOSSI SCALHA - UNISO
Notícia cadastrada em: 19/01/2021 12:16