Banca de DEFESA: LUANA BRITO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA BRITO DOS SANTOS
DATA : 08/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

DISMENORREIA PRIMÁRIA E FUNCIONALIDADE EM MULHERES ADULTAS DO NORDESTE BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Dismenorreia; Epidemiologia; Prevalência; Estudo Transversal; Avaliação da deficiência; Saúde da mulher; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. 


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Introdução: A dismenorreia é definida como dor em cólica no hipogástrio que ocorre durante a menstruação. Na literatura, até onde sabemos, não há estudos que avaliem a funcionalidade ou as deficiências associadas à dismenorreia primária (DP) em nenhuma faixa etária. Além disso, os estudos que abordam a dismenorreia, restringem-se às adolescentes ou mulheres adultas jovem. Objetivo: Essa dissertação envolve dois estudos que tiveram como objetivos avaliarem separadamente a prevalência de dismenorreia primária e fatores associados; e a associação entre dismenorreia primária e incapacidade em mulheres adultas. Metodologia: Estudos transversais com mulheres adultas com idades entre 19 e 49 anos envolvendo aspectos sociodemográficos, ginecológicos e obstétricos foram investigados. A dismenorreia primária foi mensurada por meio do auto relato; a Escala Numérica da Dor mediu a intensidade da dor; o World Health Disability Assessment Schedule 2.0 (WHODAS 2.0) avaliou a deficiência; o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta, avaliou o nível de atividade física. A análise estatística envolveu análise descritiva e inferencial. Na análise inferencial foi utilizado teste de regressão logística, testes de diferença de mediana e medidas de tamanho de efeito. O nível de significância estatística estabelecido foi p <0,05. Resultados: O estudo que avaliou a prevalência de dismenorreia primária e fatores associados, encontrou uma prevalência de DP de 55,9% para toda a amostra. E uma prevalência de DP de 50% entre as adultas jovens, 55% adultas e 61% para mulheres de meia idade. O parto cesáreo foi associado a maiores chances de DP (p = 0,026) ao considerar toda a amostra, e mulheres de 25 a 39 anos, insuficientemente ativas, apresentaram maiores chances de DP (p = 0,040). No estudo que analisou a associação entre dismenorreia primária e incapacidade, o quadro álgico da DP durou em média três dias ou mais (66%) com intensidade média da dor, no período de crise de 6,10±2,57, na escala númerica da dor. Queixas dolorosas graves associaram-se à maiores dificuldades nos domínios mobilidade (p=0,003; η2 = 0,115), participação (p=0,030; η2 = 0,063) e escore total do WHODAS (p=0.012; η2 = 0,086), com tamanho de efeito moderado para todas as variáveis. Conclusão: O presente estudo verificou uma alta prevalência de DP entre as mulheres adultas, onde a cesariana e a insuficiência de atividade física foram fatores que tiveram associação com o maior risco de surgimento da DP. A dismenorreia também esteve associada com prejuízos na funcionalidade, em que mulheres com intensidade da dor grave apresentam maior deficiência nos domínios de mobilidade e participação, quando comparadas às mulheres que apresentaram dor leve ou moderada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3887470 - DIEGO DE SOUSA DANTAS
Interna - 1892581 - GRASIELA NASCIMENTO CORREIA
Externa à Instituição - CAROLINE WANDERLEY SOUTO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 06/07/2020 13:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao