Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRIKA GIOVANA CARVALHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉRIKA GIOVANA CARVALHO DA SILVA
DATA : 22/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Análise através de parecer
TÍTULO:

PERFIL DE FUNCIONALIDADE EM SANTA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE: ESTUDO PILOTO


PALAVRAS-CHAVES:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, pessoas com deficiência, estudo de validação, inquéritos e questionários.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

Introdução: A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências estabelece que seus signatários devem coletar informações estatísticas com o objetivo de identificar as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiências, buscando formular e implementar políticas públicas que contribuam para o cumprimento das obrigações assumidas. Não existem hoje no Brasil instrumentos validados para a coleta de dados populacionais sobre deficiência conforme o modelo recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Somente com a implementação de estratégias de coleta de dados sobre deficiência é que se conseguirá com que o preceito da equidade do nosso sistema de saúde seja contemplado. Objetivos: a) a validação do Model Disability Survey (MDS) para uso no Brasil; 2) a determinação do perfil de funcionalidade populacional brasileiro para os maiores de 18 anos; e 3) identificar indicadores que apoiem o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no Brasil. Metodologia: Este projeto de pesquisa é composto de duas etapas. Na primeira será executado um estudo de validação do MDS para uso no Brasil. Para isso serão realizadas 60 entrevistas com pessoas maiores de 18 anos residentes no município de Santa Cruz-RN. Os dados serão analisados de acordo com técnicas estatísticas específicas para estudos de validação. Na segunda etapa do projeto, será realizado um inquérito para o delineamento do perfil nacional de funcionalidade. Mais uma vez o MDS será aplicado em domicílio a 644 adultos maiores de 18 anos em Santa Cruz, RN. Para as análises descritivas na segunda etapa do projeto, serão usadas frequências simples e relativas, assim como prevalências e intervalos de confiança. A análise inferencial das variáveis categóricas será executada por meio de testes de Qui-Quadrado; variáveis contínuas serão testadas pelo teste t de Student; coeficiente de correção de Spearman ou seus correspondentes não paramétricos. Modelos de regressão bruto e ajustado serão empregados para determinar as diferenças entre as categorias da variável de estudo. O nível de significância a ser adotado será de 5%. Para que os pesos amostrais sejam incorporados ao processo de análise estatística nessa segunda etapa, será usado o pacote survey do software estatístico Stata. Resultados esperados: Validação do instrumento MDS para uso na determinação do perfil de funcionalidade populacional; A determinação de alguns indicadores do perfil de funcionalidade populacional; O perfil de funcionalidade da população brasileira; Formação de 2 mestres; Produção de pelo menos 3 artigos científicos; Adoção de indicadores de funcionalidade no processo de planejamento e gestão de programas e políticas em saúde; Possibilidade de planejamento de serviços de saúde mais adequados ao perfil de funcionalidade da população.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2132107 - NUBIA MARIA FREIRE VIEIRA LIMA
Interna - 1242804 - ADRIANA GOMES MAGALHAES
Externa ao Programa - 2966742 - KAROLINNE SOUZA MONTEIRO
Externa ao Programa - 4933786 - VANESSA PATRICIA SOARES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 18/06/2020 08:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao