Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO VICTOR VALENÇA LIRA

DISCENTE : DIOGO VICTOR VALENÇA LIRA
DATA : 24/04/2024
LOCAL: Departamento de Educação Física - DEF/CCS

O BULLYING E SUAS IMPLICAÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DESSE FENÔMENO

Educação Física Escolar. Bullying. Jogos.

O bullying é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios enfrentados nas escolas do Brasil e do mundo, tomando proporções cada vez mais preocupantes devido ao seu potencial devastador nas vidas de muitos escolares. Esse fenômeno, apesar de ser tão antigo quanto a própria escola, porém apenas no início da década de 70, inicialmente na Suécia, o fenômeno foi estudado sistematicamente a partir de diversos estudos, aumentando assim os esforços para o entendimento acerca do bullying. O fenômeno bullying pode ser compreendido como atitudes agressivas que ocorrem de maneira intencional e repetitiva, sem motivação aparente e dentro de uma relação desigual de poder. Este tipo de violência pode se manifestar sob a forma de brincadeiras, apelidos, trotes, gozações e agressões físicas etc. podendo trazer sérias consequências para os alunos na vida adulta. É sabido que as aulas de Educação proporcionam momentos de grande interação entre os escolares, interações essas que muitas vezes podem gerar ambientes propícios à prática do bullying. Sendo assim, objetivo geral desse estudo é: descrever as formas de manifestações do bullying em uma escola da rede municipal de Macaíba/RN e apresentar uma proposta de intervenção para a prevenção e enfrentamento dessa problemática. Como objetivos específicos o presente estudo pretende: mapear as formas como os atos de violência se manifestam no ambiente escolar; mediar a construção de uma proposta de prevenção e combate ao bullying; avaliar as implicações de uma proposta construída coletivamente pelos estudantes. Este trabalho de pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, sendo classificado quanto aos procedimentos utilizados como estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados serão a observação participante e entrevistas individuais. A partir do presente estudo espera-se que uma proposta antibullying elaborada de forma coletiva com os discentes e mediada pelo professor seja significativa na mudança da realidade escolar, como o potencial de inicialmente minimizar os casos de bullying escolar e, futuramente erradicá-los, promovendo assim a cultura de paz na escola.

Interno - AGUINALDO CESAR SURDI - UFRN
Externa à Instituição - IRACYARA MARIA ASSUNÇÃO DE SOUSA - IFRN
Presidente - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA - UFRN

Notícia cadastrada em: 04/04/2024 15:22