Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO MARIA DIAS E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO MARIA DIAS E SILVA
DATA : 11/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto - GoogleMeet
TÍTULO:

O Voleibol nas Aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio: uma possibilidade a partir da abordagem crítico-
emancipatória.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física Escolar. Ensino Médio. Abordagem Crítico-
Emancipatória. Voleibol.


PÁGINAS: 208
RESUMO:

Dentre a gama de possibilidades de elementos das manifestações culturais que
podem ser tematizados, o esporte continua com grande destaque, sendo um
conteúdo riquíssimo de possibilidades de movimentos a serem explorados e
vivenciados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, e o voleibol, sendo
uma modalidade esportiva tradicional e popular entre os jovens, pode ser
tematizado de outras formas, utilizando outros cenários e contextos, trazendo
novas possibilidades de aprendizagem, principalmente quando trabalhada numa
abordagem crítica da Educação Física, como a abordagem crítico-
emancipatória, que busca colocar os alunos no centro do processo de ensino
aprendizagem e estimulá-los no desenvolvimento da sua autonomia,
protagonismo, criatividade e ampliação da sua criticidade. Diante do exposto, a
presente pesquisa possui como objetivo geral analisar uma intervenção
pedagógica com o voleibol, a partir da abordagem crítico-emancipatória, como
uma possibilidade nas aulas de Educação Física escolar do Ensino Médio e
como objetivos específicos desenvolver uma unidade diádica sobre o voleibol, a
partir da abordagem crítico-emancipatória e avaliar o processo de ensino
aprendizagem da proposta aplicada. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-
se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção,
tendo como público-alvo 26 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico
Integrado do Curso de Controle Ambiental Matutino do Instituto Federal de
Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central,
na cidade do Natal/RN. Sua aplicação foi realizada por meio de unidade didática
composta por 10 encontros. Para o levantamento de dados foram utilizados
como instrumentos o diário de campo do pesquisador, a observação participante
e o portfólio. A análise dos dados foi dividida em três tópicos principais: (1)
Voleibol Conhecido: destinou-se a descrever o primeiro encontro da unidade
didática e a identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o voleibol;
(2) Voleibol Experimentado: destinou-se a descrever os outros nove encontros;
e (3) Voleibol Percebido: relacionado a avaliação do processo de ensino-
aprendizagem. Como desdobramento dessa pesquisa, será elaborado uma
cartilha contendo uma unidade didática sobre a tematização do voleibol nas
aulas de Educação Física no EM e que sirva de apoio aos professores. Como
resultados parciais, no que tange ao voleibol conhecido pelos estudantes,
identificamos que os principais aspectos relacionados a modalidade foram sobre
regras, fundamentos, situações de jogo e curiosidades. Em relação ao voleibol
experimentado pelos estudantes, percebemos que as vivências geraram
oportunidades de experimentar, aprender e criar/inventar diversas possibilidades
acerca do voleibol. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para
a ampliação da compreensão de professores e pesquisadores sobre o tema e

que o produto educacional que será gerado possibilite a replicação em diferentes
contextos da Educação Física escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MICHELI VERGÍNIA GHIGGI - UFF
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Interno - ***.051.834-** - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - UFF
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 02/04/2024 11:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao