Banca de DEFESA: LUCIANO HEBERT DE LIMA SILVA

DISCENTE : LUCIANO HEBERT DE LIMA SILVA
DATA : 05/06/2020
LOCAL: Videoconferência - DEF/UFRN

A CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DA NARRATIVA DE FORMAÇÃO DE UM CAPOEIRISTA PROFESSOR

Capoeira. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental.

Neste estudo, trazemos da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das nossas experiências vividas na capoeira, registradas na narrativa de formação deste capoeirista professor. E quando associadas aos novos saberes construídos na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da capoeira com crianças, na Educação Física escolar. Como objetivo geral, definimos revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para uma proposta de inclusão deste conteúdo da Educação Física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializarmos nosso estudo sobre capoeira, estamos contribuindo com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos e escolares. Com o título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos” expusemos os dados coletados do professor capoeirista investigado em uma síntese entre as experiências vividas na capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Isso possibilitou um novo olhar para o ensino desta arte bela, porém complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola. Dessa forma, apresentamos uma possibilidade metodológica para se trabalhar com a capoeira nas aulas de Educação Física escolar, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, resultado das nossas experiências dentro do universo capoeirístico e da academia. Por fim, compreendemos que conseguimos revelar quais elementos pedagógicos, empíricos e acadêmicos, fizeram parte da formação do professor investigado, contribuindo para a elaboração de uma possibilidade metodológica, de fácil aplicabilidade, utilizando a capoeira como conteúdo da Educação Física escolar, que se caracteriza pelo uso de jogos e brincadeiras contextualizados com seus aspectos históricos e culturais. Possibilitamos, enfim, a partir do conceito da “volta do mundo” na capoeiragem, trazer um conteúdo da cultura popular e patrimônio nacional para o chão da escola, resgatando a história do negro escravizado na construção de uma das suas manifestações: a capoeira.

Presidente - 348064 - ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
Externo à Instituição - HERALDO SIMÕES FERREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO
Notícia cadastrada em: 26/05/2020 17:04