Banca de DEFESA: RENATA NISHIMURA GUERRA CAVALCANTI

DISCENTE : RENATA NISHIMURA GUERRA CAVALCANTI
DATA : 28/05/2020
LOCAL: Videoconferência - DEF/UFRN

EDUCAÇÃO FÍSICA E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: EXPERIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA UMA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ASSERTIVA

Educação Física Escolar. Conflitos Interpessoais. Competências Socioemocionais.

Os conflitos são comuns em todos os relacionamentos. Em relações na escola, sua presença é marcante. Esses eventos têm afetado a rotina escolar, na medida em que muitas vezes, os métodos empregados em sua resolução podem ser considerados agressivos, causando desconforto ou até sofrimento dos envolvidos. As competências socioemocionais recentemente têm sido incluídas nos currículos em função da tendência de oportunizar uma formação integral, que atenda às demandas do mercado de trabalho e permita o desenvolvimento do educando em todas as esferas: cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar uma proposta de trabalho efetivada nas aulas de educação física escolar que, com base nas competências socioemocionais, tem o tema dos conflitos como foco de debate em séries finais do Ensino Fundamental. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa do tipo participante, e foi desenvolvida em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Natal/RN. Participaram do estudo 16 alunos, sendo 10 do gênero feminino e 6 do gênero masculino, com idade média de 14 anos. Foi realizada uma intervenção didática com 10 encontros de 50 minutos cada, que visava desenvolver as competências socioemocionais dos alunos nas aulas de educação física. Antes e depois da intervenção os adolescentes responderam às questões da Escala Children’s Action Tendency Scale (CATS), visando identificar os estilos mais utilizados de resolução de conflitos (assertivo, agressivo, submisso ou misto) e uma possível alteração após a intervenção. Antes da intervenção os resultados encontrados foram a tendência assertiva em primeiro lugar, seguida da submissa e da agressiva. Após a intervenção a tendência submissa surgiu em primeiro lugar, seguida da assertiva e da agressiva. Consideramos importante a realização de programas educacionais que trabalhem a cognição e as emoções para uma resolução de conflitos mais assertiva e sugerimos novos estudos e relatos de experiências pedagógicas para que estes possam servir como referencial para outros professores.

Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Externa à Instituição - LORETA MELO BEZERRA CAVALCANTI - IFRN
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Notícia cadastrada em: 14/05/2020 15:47