Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO HONORIO CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO HONORIO CAVALCANTI
DATA : 29/10/2019
HORA: 11:30
LOCAL: Departamento de Educação Física / Universidade Federal do Rio Grande do Norte
TÍTULO:

A NÃO ADESÃO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: QUAIS SÃO OS MOTIVOS QUE INFLUENCIAM ESSA SITUAÇÃO?


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física Escolar; Ensino Fundamental Anos Finais; Não adesão as aulas de Educação Física.

 


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A educação física escolar hoje é reconhecida como um componente curricular obrigatório, e sendo assim, ela também é atrelada ao projeto político pedagógico da escola. Reconhecida como componente curricular, determina um número de presenças mínimas e nota, para que o aluno consiga sua aprovação. O que observamos, é a não adesão as aulas de educação física, sobretudo, as aulas chamadas “práticas”, principalmente observando essa situação em toda jornada escolar dos alunos, agravando-se nos anos finais do ensino fundamental II e ensino médio. Como as aulas de educação física escolar (AEFE) possuem esse componente “extraclasse”, é fácil perceber aquele aluno que fica a margem da aula. Os motivos são variados para que essa situação ocorra, podemos citar: falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas (TENÓRIO; SILVA, 2013). Rangel Betti, 2009 aponta o quarteto fantástico (voleibol, handebol, futebol e basquetebol) como o conteúdo predominante da (AEFE) que poderia contribuir para essa problemática. Darido (2004) e Chicati (2000), apontam que a falta de diversificação de conteúdo e o esporte como sendo um dos principais conteúdos das (AEFE), tem contribuído para o afastamento dos alunos nesse componente curricular. Apesar do exposto acima, outros fatores podem levar a essa não adesão as (AEFE), que não necessariamente estejam presentes na proposta didática e metodológica do professor. Pois, as relações e experiências pregressas com as (AEFE) nos anos anteriores, condições estruturais das escolas, condições sociais, práticas esportivas e comportamentos advindos da estrutura familiar, podem influenciar nessa não adesão as aulas desse componente curricular. Por isso, a pesquisa terá por objetivo investigar os motivos da não adesão as (AEFE) em uma escola pública do município de Parnamirim/RN.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interno - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Externa à Instituição - MICHELE PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 23/10/2019 11:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao